Notícias |28.11.2019

Projeto “Pró-espécies: Todos contra a extinção”, apoiado pela SEAS, lança espaço virtual sobre as ações que visam conservar espécies de fauna e flora em perigo de extinção

O Projeto “Pró-espécies: Todos contra a extinção” lançou, na última terça-feira (26/11), o espaço virtual www.proespecies.eco.br onde o internauta poderá acompanhar as ações desenvolvidas para a conservação de 290 espécies de fauna e flora brasileiras em perigo de extinção. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) são parceiros desse projeto.

A homepage procura facilitar a compreensão de como práticas ilegais como a caça, o tráfico de animais silvestres e a introdução de espécies exóticas invasoras colocam em risco a preservação das espécies.

Além do conteúdo de notícias, publicações e campanhas, o site dá transparência aos processos seletivos para compras e contratações, conforme acordos de cooperação técnica assinados pelos parceiros desse projeto.

O Projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio Ambiente (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O Projeto conta com uma rede de parceiros como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos estaduais do Meio Ambiente de 13 estados, entre eles, o Rio de Janeiro.