Notícias |11.04.2017

Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente, ganha nova sinalizaçãoAs placas foram confeccionadas com recursos da Fundação SOS Mata Atlântica e da Concessionária de Energia Elétrica Ampla

Situada no município de Paraty, no Sul Fluminense, a paradisíaca Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ganhou nova sinalização. São 77 placas com orientação sobre direção e distâncias, outras com nomes das comunidades e dos atrativos, alerta de riscos e proibitivas de camping selvagem e da entrada de animais domésticos, totalizando mais de 40 quilômetros de trilhas sinalizadas.

As placas foram confeccionadas com recursos da Fundação SOS Mata Atlântica e da Concessionária de Energia Elétrica Ampla, esta última como uma das condicionantes da licença ambiental de instalação de energia elétrica no Saco do Mamanguá e Enseada da Cajaíba. A sinalização foi instalada pelos guarda-parques que atuam na reserva.

A reserva possui inúmeros atrativos que agora contam com nova sinalização como a Travessia da Juatinga. A trilha, de longo percurso, contorna quase toda a península da Juatinga, passando por encostas cobertas por Mata Atlântica, regiões costeiras, praias, córregos, rios e pelas comunidades tradicionais caiçaras. O total do trajeto, iniciando na Vila Oratório e finalizando em Paraty Mirim é de 39 quilômetros.

Com quase nove mil e oitocentos hectares de remanescentes de Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos, a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga foi criada com o objetivo de proteger a biodiversidade, a paisagem e a cultura tradicional Caiçara. Na unidade vivem 1.500 pessoas em 15 comunidades e núcleos de ocupação localizadas ao longo da costa.