Notícias |02.07.2019

Seas e Inea lançam força-tarefa para reduzir passivo de licenciamento nesta segunda-feiraA meta é reduzir 30% do passivo de licenças no Inea, em até 60 dias

O trabalho da força-tarefa Farpa (Fluxo de Aceleração da Redução de Passivos), em prol da diminuição expressiva de passivos de licenciamento ambiental no Inea, foi lançado, nesta segunda-feira (2/7), pela secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e pelo presidente do Inea, Claudio Dutra, no auditório da Seas, no Centro do Rio.

“Esse momento é muito emblemático. É a união de esforços em prol de um sucesso comum para o órgão. Nosso intuito é ser viabilizador no estado, construir caminhos comprometidos e sustentáveis em direção ao desenvolvimento econômico”, definiu a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, citando que o passivo a ser eliminado inclui processos de 2013.

Com o engajamento de todas as diretorias do Inea, a empreitada tem o desafio de reduzir em 30% os passivos das licenças, que representam cerca de 1500 processos de outorga, a serem analisados em até 60 dias, por meio de um trabalho de aceleração em conjunto.

“Nós assumimos este desafio desde o início do ano para fazer diferente e isso dá trabalho. É importante entender que avançar com as licenças de outorga é trabalhar para reduzir o passivo e contribuir para facilitar a rotina do órgão. Nosso objetivo é trabalhar sempre pela população”, destacou o presidente Claudio Dutra.

Reunindo em um mesmo lugar todas as diretorias do Inea, o trabalho de aceleração utiliza uma dinâmica de produção em série, a fim de facilitar o andamento dos processos, reduzir prazos e burocracia.

“Entendemos que era necessário unir forças para resolver problemas e atingir objetivos, avançando na gestão que projetamos. Estamos todos engajados para resolver um problema de anos no Inea, que é o passivo do licenciamento”, concluiu o diretor de Licenciamento do Inea, Alexandre Cruz.