Notícias |13.04.2020

Seas e Inea promovem curso virtual para implementação de unidades de conservação municipaisQualificação contribuirá para nortear os municípios na implementação de unidades de conservação

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade ( Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à pasta ambiental, iniciam, nesta segunda-feira (13/4), a primeira versão do curso online do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais.

A capacitação, que termina no próximo dia 24, conta com 106 inscritos e as aulas serão ministradas pelo corpo técnico da Seas e do Inea.

A qualificação contribuirá para nortear os municípios na implementação de unidades de conservação, em conformidade às normas e às diretrizes ambientais vigentes, a fim de garantir a proteção e conservação dos recursos naturais.

Essa primeira experiência abordará a análise dos critérios relacionados às unidades de conservação, como a pontuação no ICMS Ecológico; a Lei que cria o Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC); o plano de manejo; dentre outras atividades como a Educação Ambiental.

De acordo com o subsecretário de Estado do Ambiente, Antonio Marcos Barreto, esta edição virtual vai proporcionar para os técnicos dos municípios o conhecimento necessário para a implementação e gestão de uma unidade de conservação municipal.

“Importante ressaltar que esse curso estava ocorrendo de forma presencial e regionalizada. Mas, por conta do decreto de isolamento social, e da nossa responsabilidade em manter as ações da SEAS, de forma recorde e por orientação do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, a equipe o adaptou para a modalidade virtual.Teremos novas edições online, com aprofundamento em temas como a elaboração do Plano de Manejo com base na nova Resolução 180 do Inea, que modificou a abordagem, tornando o processo mais simples e eficaz”, explicou o subsecretário.

O Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC) foi instituído pela Seas com o objetivo de
apoiar a gestão ambiental municipal e orientar estrategicamente a proteção da biodiversidade.

Foto: Fabiana Barros