Notícias |30.06.2022

Secretaria de Estado do Ambiente apresenta experiências e práticas do Rio de Janeiro no tema da Segurança Hidrica

Nesta quinta-feira (30/06), o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, José Ricardo Brito, participou do XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em Lisboa, Portugal.

No encontro, o secretário apresentou o Programa Estadual de Segurança Hídrica, Prosegh, e como ele age na prevenção, mitigação, adaptação e nos pós eventos extremos.

O Prosegh tem como objetivo garantir a oferta hídrica em qualidade e quantidade, minimizar a vulnerabilidade hídrica relacionada às cheias, estiagens e poluição dos corpos d’água, além de recuperar e proteger áreas sensíveis.

“Dos diálogos e das trocas é que nascem as soluções, por isso acompanhar de perto a experiência de outras nações na questão da segurança hidrica é fundamental para replicarmos boas práticas em nosso Estado”, comenta o secretário do Ambiente, José Ricardo Brito.

Além disso, também foram expostas as ações e projetos integrados que contribuem para a segurança hídrica, como o Limpa Rio, que realiza a limpeza e o desassoreamento de corpos hídricos, o Floresta do Amanhã, que tem o compromisso de reflorestar mais de 5 mil hectares de Mata Atlântica e o Olho no Verde, projeto que acompanha via satélites o desmatamento ilegal da Mata Atlantica.