Notícias |11.02.2022

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea participam da operação Choque de Ordem deflagrada em Queimados, Seropédica e Itaguaí

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apoiaram a operação “Choque de Ordem” deflagrada, nesta sexta-feira (11/2) , nos municípios de Queimados, de Seropédica e de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, que teve como uns dos objetivos o combate às irregularidades ambientais. A ação integrada contou com o Comando de Polícia (CPAm); 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) e mobilizou cerca de 70 pessoas entre agentes e técnicos e mais de 15 viaturas.

Durante a ação, a equipe flagrou e reprimiu fabricação e comércio ilegal de carvão. O material era produzido a partir de troncos de árvores da Mata Atlântica, provavelmente oriundas de desmatamentos, em fornos clandestinos. No local, foram apreendidos vários sacos repletos de carvão. Uma pessoa foi detida e levada para a 55ª Delegacia de Polícia (Queimados) onde prestou esclarecimentos e poderá responder por crime ambiental.

Os agentes e os técnicos também conseguiram impedir o avanço de uma construção irregular e interromperam furto de energia. Em outra incursão, a equipe flagrou um estabelecimento que comercializava sucatas que estava em pleno funcionamento, sem a devida licença ambiental. Em ambas as situações, os responsáveis foram detidos e levados para a delegacia de polícia onde prestaram esclarecimentos.“Estamos intensificando as nossas operações para sufocar essas práticas ilegais e punir os infratores ambientais. Estamos atuando com o apoio das forças de segurança e não vamos parar”, ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

As equipes também atuaram no combate ao transporte alternativo irregular, que teve como saldo vários veículos abordados e outros três tiveram seus motoristas autuados por falta de documentação; e na repressão ao funcionamento de um depósito de gás e de um lava-jato que não tinham licença para operar.

Fotos: Polícia Ambiental