Notícias |11.09.2020

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promovem ação contra despejo de esgoto sem o devido tratamento na Barra da TijucaOperação acontece no Complexo Lagunar de Jacarepaguá e resulta em prisão

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram nesta sexta-feira (11/9) a primeira de uma série de ações com o objetivo de flagrar despejos irregulares de esgoto de condomínios, de empresas de grande porte e de residências no Complexo Lagunar de Jacarepaguá. A operação prosseguirá ao logo das próximas semanas.

Hoje cinco locais foram vistoriados – sendo duas empresas e três residências –, um homem foi preso e uma autuação foi lavrada por despejo irregular de efluentes na lagoa. Dos locais vistoriados, um foi autuado por despejo irregular de efluente sanitário na lagoa.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil (DPMA) integra a atividade. Os policiais já tinham um mandado de busca contra o homem preso em flagrante por despejo irregular de lixo, suspeito de integrar a milícia. Foi apreendida uma pistola, além de outros armamentos e munições.

A ação dos órgãos ambientais estaduais foi promovida por meio da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Sicca) da Seas, além das gerências de Fiscalizações Ordinárias (Gefiso) e de Informações Hidrometeorológicas e de Qualidade das Águas (Gehiq), do Inea.