Notícias |24.03.2016

Secretaria do Ambiente e Inea querem que Trio de Ouro seja um condomínio sustentável

Mais 220 famílias que viviam em áreas com risco de inundação na Baixada Fluminense receberam seus imóveis no condomínio Trio de Ouro, em São João de Meriti. A solenidade de entrega das chaves contou com as presenças do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, e do diretor de Habitação da Caixa Econômica Federal, Teotônio Resende. Esta é a terceira etapa de inauguração do condomínio, que conta ao todo com 960 unidades.

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, afirmou que, apesar dos entraves burocráticos encontrados para a ocupação do condomínio, mais famílias estavam finalmente livres do pesadelo das enchentes. Ele pediu a parceria com os moradores para tornar o Trio de Ouro uma referência ambiental.

– Teremos postos de coleta de óleo usado, o que poderá se tornar uma fonte de renda para o condomínio, já que esse material hoje em dia é vendido para fabricação de sabão, e também coleta seletiva. Queremos trabalhar junto com vocês para tornar o Trio de Ouro um condomínio sustentável – disse André Corrêa.

Já na inauguração as equipes de ação socioambiental da Secretaria e do Inea estavam atuando na divulgação do Programa de Recolhimento de Óleo Usado (Prove), com a distribuição de funis e do sabão fabricado com o óleo reciclado. Também houve atividades de desenho e pintura para as crianças.

– Já estamos trabalhando na implantação da coleta seletiva no Trio de Ouro dois e ela será estendida para os demais. Teremos também um ecoponto do Prove para facilitar o recolhimento do óleo usado dos condomínios. Todo o trabalho socioambiental da Secretaria e do Inea será implantado aqui – informou a diretora Socioambiental do Inea, Ana Paula Costa.

André Corrêa visitou o apartamento de Marilene Gomes da Silva, 46 anos, acompanhado dos representantes da Caixa Econômica. Com seu filho Miguel, de nove meses, ela estava emocionada com a nova moradia.

– Há mais de cinco anos que estava nessa luta. Era também o sonho do meu marido, José Silvestre, que morreu há dois meses. Agora é arrumar bonitinho e morar – disse Marilene.

A moradora Graice Kelly da Silva, 24 anos, recebeu as chaves de todos os representantes no palco, acompanhada do marido, Anderson de Oliveira da Silva, 32 anos, e dos filhos, Gabriel, de oito, e Miguel, de três meses. Após a solenidade, a Caixa Econômica organizou a entrega das chaves para todas as 220 famílias.

O investimento para a construção do Trio de Ouro foi de R$ 95,7 milhões, dos quais R$ 72 milhões de recursos federais e R$ 23,7 milhões de recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). O empreendimento totaliza 48 blocos, divididos em quatro condomínios, totalizando 960 unidades habitacionais. O quarto e último condomínio, com 140 unidades, tem entrega prevista para abril.

A solenidade contou com as presenças do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Claudio Martins e do secretário municipal de Promoção Social, Geraldo Brinatti.