Notícias |12.05.2016

Secretaria do Ambiente entrega aeronave equipada com cisterna para combater incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros (CBMRJ) ganhou um importante reforço no combate a incêndios florestais em unidades de conservação do Estado do Rio. Um avião turbo-hélice com cisterna para armazenar 1.800 litros de água foi disponibilizado à corporação militar pelo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (12/5), no Aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca.

O avião turbo-hélice Airtractor modelo 502B, cedido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), irá atuar na extinção de focos de incêndio, através do lançamento de água ou produtos químicos.

​As aeronaves usadas no combate aos incêndios são uma vantagem devido a sua capacidade de atacar rapidamente as labaredas, impedindo que o fogo se alastre e ganhe força, além de alcançarem terrenos inacessíveis por terra. Outra benefício é o rápido deslocamento entre os focos de incêndio, protegendo homens e materiais.

Ao participar da solenidade, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, destacou que a aeronave foi adquirida com recursos privados oriundos de compensação ambiental e será uma importante ferramenta de combate às chamas:

“É importante ressaltar que, ao invés de comprar, nós alugamos as horas de voo. O Corpo de Bombeiros é um parceiro estratégico da Secretaria de Estado do Ambiente, assim como a Polícia Militar, e o que pudermos fazer para equipar os bombeiros e as Unidades de Policiamento Ambiental (UPAms), nós vamos fazer. Quando estive à frente da Secretaria, pela primeira vez, o Rio de Janeiro era campeão brasileiro de desmatamento da Mata Atlântica. Atualmente, somos o estado que menos perde cobertura florestal deste bioma. Porém estamos perdendo para os incêndios florestais. A partir de agora, com este reforço, vamos melhorar, e muito, as ações para o combate aos focos de incêndios”, acrescentou André Corrêa.

O secretário de Estado da Defesa Civil e Comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente:

“O avião vai nos permitir atuar no patrulhamento para identificar focos de incêndio bem no seu início e também no combate às chamas com mais agilidade. Isso porque aeronaves de asa fixa (avião), chegam com mais rapidez ao local atingido pelo fogo. Então é uma aquisição muito importante, ainda mais para esta época do ano, quando a incidência de incêndios florestais aumenta consideravelmente devido à estiagem que vai de julho a outubro, período que a nossa estatística praticamente quadruplica”, explicou o coronel.

Além de auxiliar no controle de focos de incêndio, a aeronave também pode ser empregada em outras atividades, tais como no patrulhamento aéreo de unidades de conservação, assim como no transporte de homens e equipamentos de combate terrestre durante operações. O turbo-hélice Airtractor 502B ficará à disposição do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil do Estado do Rio e outras instituições que eventualmente vierem a necessitar da aeronave.