Notícias |24.01.2022

Serviços de limpeza e desassoreamento de rios e canais chegam ao município de Iguaba, na Região dos Lagos

O Programa Limpa Rio, que abrange a limpeza e o desassoreamento de rios e canais, avança pelo Estado e contempla mais um município fluminense: Iguaba, na Região dos Lagos. As intervenções tocadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tiveram início, na última semana (18/1), em trecho de cerca de 2km de extensão do Rio Iguaba. O objetivo é retirar cerca de 16 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada. Os trabalhos contribuem para minimizar os impactos causados por enchentes decorrentes do transbordamento do mesmo.

Durante a visita ao município, o secretário de Estado do Ambiente. Thiago Pampolha aproveitou para explicar alguns projetos da Secretaria para a Região dos Lagos. Dentre eles, a dragagem do Canal do Itajuru, que já está em licitação. A iniciativa beneficiará as cidades banhadas pela laguna de Araruama com a engorda das orlas com a areia da própria laguna.

“Estes projetos irão transformar o município de Iguaba Grande, além de valorizar e impulsionar o turismo local. É motivo de muito orgulho e honra poder anunciar essas obras que vão transformar a Região dos Lagos”, comenta Pampolha.

Também na última semana, foram iniciadas a limpeza e o desassoreamento do Rio Marimbondo, em São Gonçalo. Os trabalhos visam a retirada de cerca de cinco mil metros cúbicos de sedimentos de, aproximadamente, 851 metros de extensão desse corpo hídrico para descarte adequado.

O Programa Limpa Rio beneficiou, em 2021, 35 municípios com intervenções em 148 rios e canais, de onde foram retirados mais de um milhão e 600 mil metros cúbicos de sedimentos. Mas é muito importante reforçar que a população precisa também fazer a sua parte. Não jogar lixo nos rios e fazer o descarte correto desse material são fundamentais para que tenhamos um verão seguro e livre de enchentes.

Municípios atendidos: Areal, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Nilópolis, Petrópolis, Pinheiral, Quatis, Queimados, Quissamã, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Fidélis, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Sapucaia, Seropédica, Teresópolis, Três Rios e Valença.

Fotos Fabiano Veneza