Notícias |13.11.2019

Tronco Coletor Cidade Nova recebe equipamentos

A construção do trecho final do Tronco Coletor Cidade Nova, que vai redirecionar o esgoto de seis bairros da Zona Central do Rio para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, está recebendo o Shield, que é o equipamento que vai cravar os tubos e executar o trecho final do coletor tronco, que está sendo instalado para entrar em operação. O projeto faz parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas). Agora, o esgoto sanitário da região deixará de ser lançado in natura na Baía de Guanabara.

Este é o trecho final, com 300 metros de extensão, totalizando 4,1 quilômetros do coletor, que redirecionarão cerca de 350 litros de esgoto por segundo para a Estação de Tratamento de Esgoto, que anteriormente eram lançados no Canal do Mangue. A quantidade equivale a 12 piscinas olímpicas por dia de esgoto tratado. A rede vai atender 163 mil habitantes locais e beneficiar seis bairros do centro da capital fluminense: Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Teresa.

A extensão total do coletor tronco passa pelas ruas Benedito Hipólito, Afonso Cavalcanti, região do Teleporto, Paulo de Frontin, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Melo e Souza e São Cristóvão. A rede subterrânea está entre cinco e nove metros de profundidade.

As obras do PSAM são coordenadas pela Seas e o programa é executado por meio de um contrato de financiamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).