Notícias |23.08.2019

Unidades de conservação como destinos turísticos são destaques no Salão do Turismo, promovido pela Setur, até domingoNo evento, guarda-parques do Inea incentivam o turismo ecológico nos parques estaduais

O Salão do Turismo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e que conta com a parceria da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, leva para a zona portuária do Rio o estímulo ao desenvolvimento dos potenciais turísticos do estado. O evento começou nesta quinta (22/8) e vai até domingo (25/8), no Piér Mauá, no Centro do Rio.

No primeiro dia de salão, o secretário de estado de Turismo, Otávio Leite, abriu o evento, ao lado de autoridades de várias partes estado, de representantes da Fecomércio, de entidades e empresas parceiras da iniciativa. O diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Márcio Beranger, compôs o dispositivo ao lado de convidados e representou a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Os guarda-parques das unidades de conservação do Inea marcam presença, no evento, para estimular o turismo nos parques estaduais. Como promotores da educação ambiental, eles contribuem como incentivadores do turismo ecológico. “Estamos apresentando as atrativos das unidades, como praias, cachoeiras e trilhas. Além de promover educação ambiental, já que muitos não sabem o que é uma unidade de conservação”, destacou o guarda-parque, Jordano Silveira, do Parque Estadual da Ilha Grande.

Os agentes de defesa ambiental ficam distribuídos em stands, organizados de acordo com os atrativos das diferentes regiões do estado. Além de apresentarem as UCs à população, eles ressaltam a biodiversidade de cada área e esclarecem dúvidas dos participantes.

A programação do Salão do Turismo contempla, ainda, palestras, mesas redondas e apresentações culturais. O evento, realizado no Armazén 2, na zona portuário do Rio, ocorre de 22 a 25 de agosto. A entrada é franca.

Fotos: Flávia Rosella