Como é feito o monitoramento das Águas Interiores?

A crescente pressão sobre os recursos hídricos, além do aumento e da diversificação das fontes de poluição, torna o acompanhamento das alterações da qualidade das águas cada vez mais necessário, de maneira a subsidiar ações de proteção e recuperação, visando à garantia dos usos atuais e futuros.

Atualmente, o Inea conta com 321 pontos de amostragem em diferentes corpos d’água como rios, baías, lagoas e reservatórios, distribuídos por todo o Estado do Rio de Janeiro. Clique aqui para acessar as coordenadas geográficas da rede de monitoramento da qualidade das águas interiores.

Cerca de 60% desses pontos estão localizados em rios e canais e os 40% restantes estão situados nas principais baías, lagoas e reservatórios estratégicos do Estado.

O monitoramento contínuo e sistemático da qualidade dos principais corpos hídricos do estado fluminense fornece informações necessárias para o manejo adequado desses ecossistemas aquáticos, possibilitando melhor compreensão do ambiente e a alocação eficaz de investimentos e ações.

Os dados provenientes do monitoramento são a base para a avaliação da qualidade das águas e para a produção de relatórios, diagnósticos e boletins sobre águas condições dos corpos hídricos.

Saiba mais...

A Resolução Conama 357/2005 dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, estabelecendo padrões de qualidade das águas através do uso de limites individuais para diferentes substâncias.

A fim de tornar as informações resultantes do sistema de monitoramento de qualidade de água objetivas e de mais fácil interpretação pelos atores interessados, em uma linguagem acessível ao público, foram desenvolvidos relatórios e boletins baseados em Índices de Qualidade de Água.

Tais índices têm como objetivo agregar uma gama diversa de informações analíticas em dados de caráter mais sintético, para conseguir descrever e representar de forma mais eficiente o estado atual e as tendências da água. Assim, aqueles que não são especialistas no assunto podem valer-se dessas informações para subsidiar suas ações gerenciais ou simplesmente adquirir tal conhecimento.

Os Boletins de Qualidade das Águas por Regiões Hidrográficas apresentam um retrato da qualidade dos rios através da aplicação do Índice de Qualidade da Água NSF (IQANSF), que consolida em um único valor os resultados dos parâmetros: Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Fósforo Total (PT), Nitrogênio Nitrato (NO3), Potencial Hidrogeniônico (pH), Turbidez, Sólidos Dissolvidos Totais (SDT), Temperatura da Água e do Ar (Tágua e Tar) e Coliformes Termotolerantes. Para maiores informações sobre a metodologia do IQANSF, clique aqui.

Adicionalmente, são publicados outros boletins sobre a qualidade das águas de baías e lagoas como, por exemplo, o Boletim de Qualidade de Água do Sistema Lagunar de Jacarepaguá – formado pelas Lagoas de Jacarepaguá, Marapendi, Camorim e Tijuca –, divulgado bimestralmente. Neste boletim são apresentadas informações de natureza ampla como o resultado do Índice de Conformidade (IC), que leva em consideração os parâmetros Oxigênio Dissolvido (OD), Nitrogênio Amoniacal (NH4), Nitrogênio Nitrato (NO3), Fósforo Total (PT) e Coliformes Termotolerantes, e análises sobre fitoplâncton e microcistinas. De forma semelhante, os resultados do monitoramento do espelho d’água da Baía de Guanabara são retratados por meio da aplicação do Índice de Qualidade de Água Canadense (IQACCME), que consolida em um único valor os resultados dos parâmetros Oxigênio Dissolvido (OD), Fósforo Total (PT), Nitrogênio Amoniacal Total (NH4), Nitrogênio Nitrito (NO2), Nitrogênio Nitrato (NO3), Potencial Hidrogeniônico (pH), Coliformes Termotolerantes e Fitoplâncton.

O Programa de Monitoramento Sistemático de Qualidade de Água do INEA tem como objetivos principais acompanhar as variáveis de qualidade de água, permitindo a análise da evolução das condições da qualidade das águas ao longo do tempo, além de fomentar o estabelecimento de sistemas de informação para a gestão dos recursos hídricos, dando suporte aos usos múltiplos.

As principais etapas do programa de monitoramento desenvolvido e implementado pelo INEA compreendem:

  1. Definição de objetivos e metas do monitoramento;
  2. Estabelecimento das redes de controle (localização dos pontos de amostragem);
  3. Determinação de parâmetros e frequências do monitoramento;
  4. Realização de coletas de amostras de água;
  5. Execução de análises laboratoriais e de campo;
  6. Análise dos dados utilizando ferramentas matemáticas e estatísticas;
  7. Elaboração de diagnósticos em forma de relatórios e boletins; e
  8. Divulgação da informação de forma ampla, transparente e objetiva para a população.

O Programa de Monitoramento  teve sua origem na década de 1980, quando foi iniciado o acompanhamento sistemático da qualidade das águas dos principais corpos hídricos que afluem dentro do território estadual. Desde então, a rede de monitoramento vem sendo otimizada e ampliada, abrangendo todas as regiões do estado.

Com o objetivo de divulgar a informação de forma transparente à população, foi elaborado um Relatório Consolidado do Índice de Qualidade de Águas (IQA) médio do período de 2012 a 2022, o qual se baseia nos dados apresentados nos boletins das Regiões Hidrográficas (RH), conforme explicitado no próprio documento.

Neste Relatório são apresentados mapas com a localização dos pontos monitorados em rios no Estado e por RH e sua respectiva categorização do IQA médio para o período especificado, tabelas contendo o IQA médio anual e gráficos que demonstram o comportamento mensal do IQA calculado (disponível quando da obtenção dos resultados de todos os parâmetros pertinentes ao IQA).

IQA Médio 2012/2022 – Estado do Rio de Janeiro

Com o objetivo de divulgar a informação de forma transparente à população, foi elaborado um arquivo contendo os dados brutos de todos os parâmetros avaliados pelo INEA em seu monitoramento sistemático das águas interiores do Estado do Rio de Janeiro desde 2012. Os dados anteriores a esse período deverão ser solicitados à Gerência de Informações Hidrometeorológicas e de Qualidade das Águas (GEIHQ) através do e-mail geihq@inea.rj.gov.br.

Dados Brutos – Águas Interiores