Notícias |17.07.2019

Palavra do Presidente: Dia de Proteção das Florestas

O Instituto Estadual do Ambiente faz a sua parte para proteger as florestas do Rio de Janeiro, preservando significativos remanescentes da Mata Atlântica nas unidades de conservação, espalhadas pelo estado.

Neste Dia de Proteção das Florestas, quero também destacar o trabalho de nossos técnicos, agentes de fiscalização e guarda-parques, que atuam em defesa das matas, no combate ao desmatamento, às queimadas e à ocupação irregular de áreas protegidas. As florestas são essenciais para a qualidade de vida dos seres humanos e para a preservação da biodiversidade.

O trabalho de proteção às florestas desenvolvido pelo Inea contribuiu para trazer, recentemente, para o Rio de Janeiro o título de primeiro sítio misto do Brasil, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, em Paraty e Ilha Grande, em Angra dos Reis. Este é um importante exemplo de reconhecimento do trabalho de excelência do órgão ambiental de referência do estado, como protetor das áreas verdes.

Nesta data emblemática, tenho ainda a satisfação de entregar a sede reformada da Reserva Biológica Estadual de Araras, primeira grande obra realizada na unidade de conservação, em 42 anos de criação. São 3.862 hectares de área preservada, inseridos na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Parabenizo todos os responsáveis e envolvidos neste trabalho em prol das florestas.

Claudio Dutra
Presidente do Inea