Livros

Base Legal para a Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro (4ª ed.)

Compêndio que reúne as leis, decretos e resoluções (federais e estaduais) que entraram em vigor, entre 1997 e 2018, com vistas à gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro.

Atlas dos Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro: subsídios ao planejamento e ordenamento territorial

Desenvolvido no âmbito do Programa Pacto pelas Águas, o Atlas apresenta um panorama completo dos principais mananciais de abastecimento público do Estado do Rio de Janeiro, além de definir critérios para a seleção de áreas de intervenção e para a priorização de investimentos em ações de restauração florestal, constituindo um importante instrumento de consulta e apoio para políticas públicas orientadas à gestão das águas e à conservação de florestas. Com base em uma ampla base de dados e estudos qualificados, a publicação apresenta um rico referencial teórico sobre a proteção e recuperação de mananciais de abastecimento público em todo o território fluminense e em cada uma das nove regiões hidrográficas do estado.

Iniciativa BIG 2050

Esta publicação apresenta a Iniciativa BIG, que, desde 2012, busca promover a conservação e o uso sustentável da Baía da Ilha Grande e de sua biodiversidade, considerada de importância global. Além disso, o livro dá transparência e promove um diálogo qualificado com a sociedade e as partes interessadas no projeto, através da divulgação das principais informações e dos resultados da Iniciativa BIG 2050.

Programa Estadual de Reservas Particulares do Patrimônio Natural: 10 anos de apoio à conservação da biodiversidade

A partir de meados da década de 1990, especialmente com o advento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e com a crescente participação da sociedade nas causas ambientais, a proteção da biodiversidade ultrapassou a barreira do exclusivismo do papel meramente governamental. Diante do quadro exposto, este livro pretende discorrer sobre o reconhecimento e desenvolvimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural como unidades de conservação, um marco da democratização com relação à proteção ambiental.

Por que as Florestas do Brasil são devastadas?

Este livreto se propõe a discutir o desmatamento no Brasil. Nele, o engenheiro-agrônomo Alceo Magnani, com quase 70 anos dedicados ao meio ambiente, questiona as desculpas usadas para justificar a devastação de nossas matas e dá sua opinião sobre os ciclos econômicos nacionais. A obra também debate o cumprimento da legislação ambiental brasileira e, bem ao estilo provocador do autor, lança a pergunta: qual o futuro de nossas florestas?

Centro de Primatologia do Rio de Janeiro

Instalado numa área de Mata Atlântica, o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), administrado pelo Inea, foi a primeira instituição voltada à preservação do patrimônio primatológico brasileiro. Bilíngue e ricamente ilustrado, o livro sobre o CPRJ contempla a história, a infraestrutura e os programas para a preservação de primatas e de restauração florestal implementados no local.

Guia de Trilhas - Parque Estadual da Serra da Tiririca

A terceira edição do guia bilíngue (português/inglês) apresenta as 13 principais trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca, além de duas trilhas no entorno da unidade – incluindo o famoso Caminho Darwin, percorrido pelo naturalista inglês. O livro também indica as condições das trilhas para caminhada e mostra as características mais relevantes da Unidade de Conservação e da região na qual está inserida.

Guia de Trilhas - Parque Estadual da Pedra Branca

Segundo de uma série de guias bilíngues (português/inglês) direcionados a montanhistas, ecoturistas e moradores da cidade do Rio de Janeiro. Esta edição, repleta de mapas, fotos coloridas e informações, cobre 23 trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca, permitindo aos interessados escolher com segurança o seu roteiro dentre várias opções de trilhas de baixa e média dificuldade.

Guia de Trilhas - Parque Estadual do Desengano

Bilíngue (português/inglês), apresenta as melhores rotas para o turísmo ecológico no Parque Estadual do Desengano, reunindo informações sobre a fauna, flora, clima e geografia de um dos principais patrimônios naturais do Brasil, composto por rios, cachoeiras e trilhas em uma área intocada de Mata Atlântica.

Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo - Parques, reservas e estações

Apresenta, de modo claro e objetivo, a metodologia empregada na elaboração de Planos de Manejo de parques, reservas biológicas e estações ecológicas administradas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo - APAs

Esta publicação visa guiar a elaboração e avaliação do Plano de Manejo de modo claro, objetivo e coerente com a legislação. Alguns dos resultados esperados são a elaboração de Planos de Manejo de acordo com a realidade de cada Área de Proteção Ambiental (APA) e o fortalecimento da participação social em todo o processo de elaboração do documento e em sua implementação.

Regularização Fundiária em Unidades de Conservação

Segundo livro da série, reúne artigos sobre trabalhos e projetos realizados em unidades de conservação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.