Livros

Panorama geral das oportunidades de reúso para fins industriais no Estado do Rio de Janeiro a partir dos efluentes das estações de tratamento de esgotos

A presente publicação apresenta um panorama das oportunidades de reúso da água no Estado do Rio de Janeiro para fins industriais, enfatizando o potencial da sua oferta a partir dos efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O livro busca, ainda, oferecer maiores subsídios técnicos ao Poder Executivo estadual na coordenação das atividades orientadas a estimular a implementação dessa importante fonte alternativa de água. (2022)

Educação Ambiental: conceitos e práticas na gestão ambiental pública (2ª ed.)

Esta publicação faz uma breve contextualização histórica da Educação Ambiental e diferencia seus aspectos conservadores e transformadores, passando, então, a questões teórico-metodológicas relacionadas à sua prática. Além de mostrar um pouco da complexidade que envolve a Educação Ambiental, a publicação incentiva práticas mais participativas e socialmente justas. (2022)

Saberes, Estratégias e Metodologias: construindo programas municipais de educação ambiental (vols. 1, 2 e 3)

O seu município já tem um Programa de Educação Ambiental? Essa é uma importante ferramenta para um presente e um futuro mais sustentáveis. Pensando nas municipalidades que ainda não criaram o seu, a Seas, o Inea e a Uerj desenvolveram o livro "Saberes, estratégias e metodologias: construindo programas municipais de educação ambiental". Dividida em três volumes, a publicação fornece subsídios teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento, à implantação e à implementação de Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs). (2022)

Base Legal para a Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro (5ª Edição)

A 5ª edição da Base Legal para Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro, atualizada até o mês de abril de 2021, incorpora importantes normativos que oferecem sustentação ao Sistema Fluminense de Recursos Hídricos e à implementação de uma política pública que visa garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Como destaques, traz novos decretos, como o que regulamenta o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, além de leis e resoluções de órgãos gestores como os Conselhos de Recursos Hídricos (Nacional e Estadual) e do Meio Ambiente (CONAMA). (2021)

Diagnóstico Socioambiental e Priorização de Áreas para a Atuação do Projeto Conexão Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro

As metodologias e critérios socioambientais empregados na seleção das áreas de atuação do projeto Conexão Mata Atlântica agora podem ser consultadas neste livro. Além de apresentar os principais resultados da caracterização das microbacias, a publicação reúne as diretrizes utilizadas para a elaboração do diagnóstico socioambiental com foco em serviços ambientais para manutenção e incremento dos serviços do clima e biodiversidade na Bacia do Rio Paraíba do Sul. (2021)

Atlas dos Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro: subsídios ao planejamento e ordenamento territorial

Desenvolvido no âmbito do Programa Pacto pelas Águas, o Atlas apresenta um panorama completo dos principais mananciais de abastecimento público do Estado do Rio de Janeiro, além de definir critérios para a seleção de áreas de intervenção e para a priorização de investimentos em ações de restauração florestal, constituindo um importante instrumento de consulta e apoio para políticas públicas orientadas à gestão das águas e à conservação de florestas. Com base em uma ampla base de dados e estudos qualificados, a publicação apresenta um rico referencial teórico sobre a proteção e recuperação de mananciais de abastecimento público em todo o território fluminense e em cada uma das nove regiões hidrográficas do estado. (2018)

Base Legal para a Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro (4ª ed.)

Compêndio que reúne as leis, decretos e resoluções (federais e estaduais) que entraram em vigor, entre 1997 e 2018, com vistas à gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. (2019)

Plano de Ação Nacional para Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro

Fruto do projeto “Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro: análises e estratégias para a conservação da flora endêmica ameaçada”, realizado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), foi construído por várias mãos que contribuíram para o alcance de um consenso sobre as ações necessárias para conservar as espécies e cessar/mitigar os vetores de pressão que incidem em suas populações. O Plano possui 16 ações transversais, ou seja, que têm aplicação e impacto na flora ameaçada de todo o estado do Rio de Janeiro, distribuídas em quatro metas temáticas, e possuí, também, 30 ações específicas, direcionadas para as nove Regiões Hidrográficas do estado. (2018)

Áreas Prioritárias para Conservação da Flora Endêmica do Estado do Rio de Janeiro

O livro apresenta as áreas prioritárias para a conservação da flora endêmica do estado do Rio de Janeiro, indicando áreas complementares às Unidades de Conservação (UCs), com a maior representação possível destas espécies. Avalia, também, a suficiência das UCs no Estado do Rio de Janeiro para a conservação da flora endêmica e as lacunas na conservação dessas espécies. (2018)

Guia Procura-se: Flora Endêmica do Estado do Rio de Janeiro

Nesta publicação científica, são apresentadas 156 espécies das 436 espécies endêmicas do Estado do Rio de Janeiro e fazem parte da campanha “Procura-se”. Lançado pelo CNCFlora/JBRJ com apoio da Secretaria do Estado do Ambiente (SEA) (2018).

Lista da Flora das Unidades de Conservação Estaduais do Rio de Janeiro

Lista da flora fluminense que ocorre nas 36 Unidades de Conservação (UCs) públicas estaduais. O livro está organizado por UC, com uma informação síntese sobre sua criação, e as fitofisionomias predominantes. (2018)

Livro Vermelho da Flora Endêmica do Estado do Rio de Janeiro

Síntese dos resultados da avaliação de risco de extinção da flora endêmica do Estado do Rio de Janeiro (884 espécies), com informações sobre sua atual situação de conservação, o livro fornece subsídios para futuras ações que visem a conservação dessa flora. Lançado em 2018, é uma coedição da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) e seu órgão executivo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e Ministério do Meio Ambiente. (2018)