Livros

Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), o Inea, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o CNCFlora, a Transecto e outras instituições, o livro é uma ação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro. Com linguagem acessível e embasamento técnico, reúne aspectos da biodiversidade fluminense, incluindo fitofisionomias, os vetores de ameaça e as categorias de risco, além de destacar seis Unidades de Conservação e 28 espécies selecionadas do PAN Flora Endêmica RJ, descritas em fichas ilustradas. Também aborda o funcionamento das listas vermelhas da Flora Ameaçada e propõe ações de conservação. Voltado à educação ambiental, o livro estimula o engajamento de professores, alunos e da sociedade na preservação da biodiversidade e pode ser amplamente utilizado em projetos pedagógicos.

Atlas das Unidades de Conservação Municipais

Primeira publicação sobre as 416 áreas protegidas municipais fluminenses, resultado do trabalho desenvolvido pelo programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC) da Seas. O Atlas reúne informações consolidadas pelo primeiro censo das UCs municiais, realizado entre 2019-2020, em parceria com as 92 prefeituras fluminenses. São apresentados os territórios protegidos por meio de mapas, descrevendo sua riqueza biológica, os atrativos, suas belezas cênicas, as estruturas de uso público disponibilizadas para a sociedade, da diversidade ambiental e sociocultural do estado do Rio de Janeiro.

Diagnóstico da cadeia de produção de mudas florestais para restauração no estado do Rio de Janeiro: período 2010-2020

Fruto de uma parceria entre Seas, Embrapa e UFRRJ, esta publicação apresenta o mapeamento e a caracterização da cadeia produtiva de mudas florestais do estado do Rio de Janeiro no período de 2010 a 2020, desde o último diagnóstico, realizado em 2010. As informações levantadas incluem a capacidade produtiva atual e potencial de cada região hidrográfica, bem como gargalos e desafios para alcançar os compromissos de restauração do estado fluminense.

A Economia Azul na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil

Baseado em um diálogo político do governo estadual/Seas com os setores público, privado e sem fins lucrativos nos âmbitos federal, estadual e municipal, este documento analisa a situação da economia azul no estado do Rio de Janeiro, identifica as principais lacunas de governança e recomenda um plano de ação para uma economia azul à prova de RISC na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O documento faz parte do Programa da OCDE sobre a Economia Azul nas Cidades e Regiões. Disponível também em: https://www.oecd-ilibrary.org/urban-rural-and-regional-development/a-economia-azul-na-regiao-metropolitana-do-rio-de-janeiro-brasil_829b8cdd-pt

Catálogo de Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro

Na última década, por meio do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), a Seas vem atuando em parceria com gestores ambientais na promoção da conservação ambiental em todo o estado do Rio de Janeiro, acompanhando de perto a criação de novas unidades de conservação municipais e assumindo um compromisso com a esfera municipal na promoção de uma gestão eficiente. O Catálogo de Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro é fruto desse esforço, e hoje, graças a uma parceria entre a Seas e o Inea, chega ao público oferecendo um mapeamento das 85 unidades de conservação distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro, buscando fomentar a pesquisa científica e estimular a visitação e participação da sociedade civil no cuidado das UCs.

Atlas dos Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro: subsídios ao planejamento e ordenamento territorial (2ª edição - revista e ampliada)

Desenvolvido no âmbito do Programa Pacto pelas Águas, o Atlas apresenta um panorama completo dos principais mananciais de abastecimento público do Estado do Rio de Janeiro, além de definir critérios para a seleção de áreas de intervenção e para a priorização de investimentos em ações de restauração florestal, constituindo um importante instrumento de consulta e apoio para políticas públicas orientadas à gestão das águas e à conservação de florestas. Com base em uma ampla base de dados e estudos qualificados, a publicação apresenta um rico referencial teórico sobre a proteção e recuperação de mananciais de abastecimento público em todo o território fluminense e em cada uma das nove regiões hidrográficas do estado. (2023)

Panorama geral das oportunidades de reúso para fins industriais no Estado do Rio de Janeiro a partir dos efluentes das estações de tratamento de esgotos

A presente publicação apresenta um panorama das oportunidades de reúso da água no Estado do Rio de Janeiro para fins industriais, enfatizando o potencial da sua oferta a partir dos efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O livro busca, ainda, oferecer maiores subsídios técnicos ao Poder Executivo estadual na coordenação das atividades orientadas a estimular a implementação dessa importante fonte alternativa de água. (2022)

Educação Ambiental: conceitos e práticas na gestão ambiental pública (2ª ed.)

Esta publicação faz uma breve contextualização histórica da Educação Ambiental e diferencia seus aspectos conservadores e transformadores, passando, então, a questões teórico-metodológicas relacionadas à sua prática. Além de mostrar um pouco da complexidade que envolve a Educação Ambiental, a publicação incentiva práticas mais participativas e socialmente justas. (2022)

Saberes, Estratégias e Metodologias: construindo programas municipais de educação ambiental (vols. 1, 2 e 3)

O seu município já tem um Programa de Educação Ambiental? Essa é uma importante ferramenta para um presente e um futuro mais sustentáveis. Pensando nas municipalidades que ainda não criaram o seu, a Seas, o Inea e a Uerj desenvolveram o livro "Saberes, estratégias e metodologias: construindo programas municipais de educação ambiental". Dividida em três volumes, a publicação fornece subsídios teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento, à implantação e à implementação de Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs). (2022)

Base Legal para a Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro (5ª Edição)

A 5ª edição da Base Legal para Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro, atualizada até o mês de abril de 2021, incorpora importantes normativos que oferecem sustentação ao Sistema Fluminense de Recursos Hídricos e à implementação de uma política pública que visa garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Como destaques, traz novos decretos, como o que regulamenta o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, além de leis e resoluções de órgãos gestores como os Conselhos de Recursos Hídricos (Nacional e Estadual) e do Meio Ambiente (CONAMA). (2021)

Diagnóstico Socioambiental e Priorização de Áreas para a Atuação do Projeto Conexão Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro

As metodologias e critérios socioambientais empregados na seleção das áreas de atuação do projeto Conexão Mata Atlântica agora podem ser consultadas neste livro. Além de apresentar os principais resultados da caracterização das microbacias, a publicação reúne as diretrizes utilizadas para a elaboração do diagnóstico socioambiental com foco em serviços ambientais para manutenção e incremento dos serviços do clima e biodiversidade na Bacia do Rio Paraíba do Sul. (2021)

Base Legal para a Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro (4ª ed.)

Compêndio que reúne as leis, decretos e resoluções (federais e estaduais) que entraram em vigor, entre 1997 e 2018, com vistas à gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. (2019)