Notícias |29.03.2022

15 anos da APA Guandu: Inea celebra aniversário com plantio de 300 mudasMais de 70 estudantes plantaram espécies nativas da Mata Atlântica em Japeri e Paracambi

Para celebrar os 15 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Guandu e o Dia Mundial da Água (22/3), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu uma ação na última quinta-feira (24/3) nos municípios de Japeri e Paracambi, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Foram mais de 300 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica plantadas na mata ciliar dos rios São Francisco e Ribeirão das Lages, afluentes do Rio Guandu.

A atividade, nos dois municípios, contou com a presença de mais de 70 estudantes, que puderam plantar e levar mudas de Grumixama, Jabuticabeira e Pitangueira, árvores frutíferas importantes na recuperação das matas ciliares do Rio Guandu. O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, celebrou o evento e ressaltou: “as ações de plantio para comemorar o 15° aniversário da APA Guandu justamente no Dia Mundial da Água, sintetizam a missão da unidade em preservar o Rio Guandu e seus afluentes que abastecem mais de 9 milhões de pessoas no estado”.

Bruno Oliveira, gestor da APA Guandu, destacou a importância da recomposição da cobertura vegetal nativa às margens de rios. “A integração entre as APAs e municípios é importante. O plantio foi realizado em lugares estratégicos, áreas abertas que necessitavam de restauração. Sem árvore não tem água, por isso preservar a mata ciliar é essencial”, acrescentou.

Entre as autoridades presentes na comemoração estiveram o gerente de Unidades de Conservação do Inea, Andrei Veiga, o vice-prefeito de Paracambi, João Ailton, e as secretárias municipais de meio ambiente de Japeri, Meire Lucy Fonseca, e de e Paracambi, Zulmira Helena.

Sobre a unidade de conservação

A APA Guandu tem por objetivo garantir a qualidade e quantidade da água da Bacia do Rio Guandu, protegendo os remanescentes florestais, margens fluviais, nascentes e encostas, nos trechos montanhosos e de baixadas, de modo a manter importantes fontes de abastecimento de água potável para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A unidade de conservação conta com 74.272 mil hectares de área preservada e abrange partes dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras.