Notícias |19.09.2015

Ações ambientais movimentam a Lagoa Rodrigo de Freitas no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios

O Dia Mundial de Limpeza de Praias e dos Rios (19/09) foi comemorado neste sábado, no Espaço das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com atividades de lazer e educação ambiental. O público pôde conferir projetos socioambientais desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de participar do abraço simbólico à Lagoa Rodrigo de Freitas em defesa do meio ambiente.

Durante o evento, também dedicado ao Dia da Árvore, que é comemorado nesta segunda-feira 21/09, foram distribuídas pelo Inea 150 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas no Horto Florestal do Instituto. O público também conheceu e aprendeu um pouco mais sobre cetáceos com a exposição “Rio, Mar de Golfinhos”, palestras e atividades lúdicas para a criançada no Espaço das Águas.

O superintendente de Relações Institucionais da SEA, Fábio Lins, que estava acompanhado de seu filho, destacou a importância do evento na formação das gerações futuras. “Se a gente não sabe desde criança preservar o meio ambiente, quando adultos não saberemos nos comprometer com a questão”, afirmou.

Foi pensando desta forma que a empresária Patrícia Ferreira fez questão de participar com sua filha das oficinas oferecidas pelo Projeto Ecomoda, que transforma materiais recicláveis em roupas e acessórios. “Não tinha conhecimento de que podemos fazer muitas coisas com material reciclado, como estas bolsas confeccionadas com banners. Foi uma aula prática para mim e para ela de como preservar o meio ambiente”, disse a empresária.

A analista de sistemas, aposentada, Bia Belfos, também ficou entusiasmada com o Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal (Prove) da Secretaria de Estado do Ambiente. Ela conferiu os benefícios da destinação adequada do óleo de cozinha usado e aprendeu sobre o processo do seu reaproveitamento na produção de sabão.

“Vou transmitir aos moradores do prédio onde moro o aprendizado de hoje e tentar implantar a coleta de óleo lá. Temos que cuidar do meio ambiente, que é nosso”, afirmou. O Prove incentiva a população a reutilizar o produto, que é um dos grandes vilões da poluição de rios, lagos e lagoas.

Uma outra atividade que atraiu o público presente neste sábado ao evento da Lagoa Rodrigo de Freitas foi a Casa Sustentável de Furnas, com ensinamentos sobre o consumo consciente de energia.

As ações fizeram parte da VIII Ação Nacional Febrac, uma parceria da SEA/Inea com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) e Furnas Centrais Elétricas. Na ocasião, 160 voluntários de empresas ligadas ao sindicato fizeram uma limpeza no entorno da Lagoa.

O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, acredita que neste ano foi recolhido muito menos lixo do que as 10 toneladas obtidas no ano passado. “O carioca tem se conscientizado da importância de preservarmos o ambiente em que vivemos”.