Notícias |17.11.2023

Alunos do Ambiente Jovem participam de aula de campo no Parque Estadual da Pedra BrancaNa Zona Oeste do Rio, 34 estudantes visitaram o Núcleo Pau da Fome da unidade de conservação estadual

O Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na Zona Oeste da capital fluminense, recebeu uma visita especial na última terça-feira (14/11): 34 alunos do Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país, foram até o Núcleo Pau da Fome para um dia de aula e trilha.

“Entendemos que a produção de conhecimento vai muito além da sala de aula, principalmente quando pensamos em educação ambiental. Nosso objetivo é que nossos jovens vejam de perto as inúmeras belezas naturais que residem no nosso estado e se sintam ainda mais motivados para trabalharem na proteção desses patrimônios”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os alunos das duas turmas do Núcleo de Pertencimento (NUP) Campinho conheceram a sede do parque e o centro de visitantes, que conta com uma exposição permanente, fizeram a trilha Rio Grande, de fácil acesso, além de terem participado de uma apresentação sobre a unidade de conservação.

Sobre o Ambiente Jovem

Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.

Durante a capacitação, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 300 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.

Para se inscrever na nova fase do Ambiente Jovem, clique aqui.