Notícias |07.06.2024

Diretora do Inea é eleita presidente do Fórum Nacional dos Dirigentes do SNUCJulia Bochner tem extensa carreira dentro do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e irá liderar as discussões relacionadas a criação, gestão e planejamento das Unidades de Conservação juntamente com as demais unidades federativas do país

Rio de Janeiro novamente na vanguarda ambiental: a diretora de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Julia Bochner, foi eleita a presidente do Fórum Nacional de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (FSNUC) durante a sétima edição do encontro que aconteceu em Foz do Iguaçu nos dias 06 e 07 de junho. O colegiado secretariado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas reúne representantes de todas as unidades federativas do país e tem como principal objetivo discutir temas relevantes relacionados a gestão e ao fortalecimento unidades de conservação e biodiversidade brasileira.

“Temos plena confiança na capacidade e mérito da diretora Julia para ocupar mais esta posição tão importante para as políticas ambientais de todo o país. O Rio de Janeiro está muito bem representado e o Brasil tem muito a ganhar com essa nova gestão que vai levar muito do que já executamos em território fluminense, conhecido pela sua vanguarda nos estudos ambientais”, comemora o presidente do Inea, Renato Bussiere.

A diretora Julia Bochner será a primeira presidente desde a institucionalização do Fórum dentro da estrutura do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, oficializada no último dia 22 pela ministra Marina Silva. O primeiro ato da presidente eleita foi a apresentação do regimento interno do FSNUC, aprovado em plenária nesta quinta-feira. O mandato será de dois anos.

“É uma grande honra ocupar a presidência de um Fórum tão importante para as políticas ambientais brasileiras, principalmente num momento tão crítico em que todos os esforços estão voltados para a adaptação dos estados e cidades às mudanças climáticas. As áreas protegidas cumprem importante papel no nosso objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, mitigar as mudanças climáticas e salvaguardar a biodiversidade brasileira”, afirma a diretora do Inea e presidente do FSNUC Julia Bochner.

Sobre a diretora e unidades de conservação

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Julia Bochner concluiu o mestrado no curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ em 2010. Tem experiência em Restauração Florestal, Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas, Fiscalização e Acompanhamento de Licenças Ambientais. Servidora pública concursada do Instituto Estadual do Ambiente Inea desde 2009, ocupou os seguintes cargos no órgão: gerente do Serviço Florestal; coordenadora de Mecanismos de Proteção à Biodiversidade; diretora Adjunta da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas; diretora Adjunta da Diretoria de Pós Licença e assessora Técnica da Presidência do Inea.

O Inea, por meio da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dibape), administra um amplo conjunto de unidades de conservação da natureza (UCs) em todo o estado do Rio de Janeiro, que protegem amostras representativas de todos os ecossistemas nativos da Mata Atlântica fluminense, garantindo refúgio para inúmeras espécies de plantas e animais ameaçados de extinção. São cerca de 494 mil hectares preservados (posição em 2023) somadas as áreas das unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável.