Notícias |22.05.2024

Espécie endêmica da Mata Atlântica anuncia chegada do mês de maio com lindas flores de cores vivasCacto serve de abrigo e alimento para várias espécies de animais como insetos polinizadores e beija-flores

A Mata Atlântica anuncia a chegada do mês de maio com as cores vivas da flor-de-maio (Schlumbergera truncata), espécie endêmica desse bioma e que faz parte da família dos cactos (Cactaceae). A floração dessa plantinha dura de 15 a 20 dias e chama a atenção, pois suas cores variam do rosa ao laranja e ao vermelho conferindo beleza e suavidade ao mês das mães.

Esse cacto também tem importância na natureza, pois serve de abrigo e alimento para várias espécies de animais como insetos polinizadores e beija-flores. Além disso, apresenta a forma epífita, ou seja, surge sobre os caules e copas da árvores.

“Esse cacto é comercializado para o cultivo em jardins, tornando-o, muitas vezes, alvo da extração ilegal na natureza. Quem for adquiri-lo, deve se certificar se o estabelecimento comercial onde essa espécie se encontra é confiável. É uma forma de ajudar a preservar a beleza e a contribuição da flor-de-maio para a biodiversidade”, explicou o guarda-parque da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), Felipe Tubarão.

 

Foto: Felipe Tubarão.