Notícias |24.03.2024

Força-tarefa do Inea ajuda a desobstruir vias e liberar acessos em PetrópolisSecretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, coordena trabalhos

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea, realiza neste domingo (24/03) uma força-tarefa em Petrópolis, com 51 máquinas e 150 trabalhadores, para desobstruir vias e liberar acessos em localidades duramente atingidas pelas chuvas. O município teve maior volume de chuvas no Estado – registrando um acumulado de 366mm em 72h, considerando dados até às 7h da manhã deste domingo.

A disponibilização de equipamentos do programa Limpa Rio, para auxílio aos municípios afetados, é uma determinação do governador Cláudio Castro, que esteve em Petrópolis na sexta-feira (22) eno sábado (23).

– É uma determinação do governador Cláudio Castro que os equipamentos do Inea atuem de forma afetiva, ajudando os municípios afetados a retomar a normalidade – destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade,Bernardo Rossi, que percorre áreas afetadas em Petrópolis, neste domingo, coordenando o trabalho das equipes.

-Petrópolis ainda tem localidades com acessos comprometidos. A prioridade,neste momento, é auxiliar na desobstrução e limpeza de vias, liberando acessos para retomar a normalidade na cidade – destaca.

Equipes do Inea atuam simultaneamente em localidades afetadas no Quitandinha, Independência, Moinho Preto, São Sebastião e Vital Brasil, entre outros bairros. A atuação das equipes do Estado permitiu o resgate de uma mulher que estava ilhada desde sexta-feira (22) na casa em que mora,na localidade “Vai quem quer”, por conta de um deslizamento de terras que impedia a passagem.

No Moinho Preto, máquinas e homens trabalham na retirada de uma barreira que impede o acesso à rodovia BR-040 (Rio-Juiz de Fora). No Independência – área mais afetada da cidade – homens e máquinas iniciaram os trabalhos pela Rua George Akezel e atuam também na Rua Antônio de Medeiros

Simultaneamente, na região do Quitandinha, 15 homens do Inea concentraram os trabalhos em serviços de limpeza manual, iniciando pelas ruas Ruas “C” e Alagoas. A limpeza manual também é realizada no bairro Bingen, onde os trabalhos começaram pela Rua Eduardo Troyack. As equipes do Inea seguem atuando em diferentes pontos da cidade.