Notícias |02.05.2022

Guarda-parques do Inea resgatam jiboia de dois metros em Realengo

Uma jiboia (Boa constrictor) fêmea com cerca de dois metros de comprimento foi resgatada, na quinta-feira (28/4), por guarda-parques que atuam no Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação localizada na zona oeste da cidade e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Um morador de Realengo se deparou com a serpente no quintal de sua casa, na Rua do Governo, e acionou o Inea que foi imediatamente ao local. A ação contou com o apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

Ao chegar na residência, a equipe encontrou a jiboia que não apresentava ferimentos e se encontrava em bom estado de saúde. A mesma foi levada pelos guarda-parques para o núcleo Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo, onde foi devolvida para o seu habitat.

Essas jiboias chegam a medir até quatro metros, e são animais mais ativos durante a noite. Mas podem ser observadas durante o dia, em busca de algum lugar para se abrigar, e podem ocorrer em vários biomas, inclusive a Mata Atlântica.