Notícias |11.08.2021

Inea combate crimes ambientais em áreas de conservação

Nesta terça-feira (10) a equipe Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela realizou uma operação de fiscalização em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. Servidores do Inea e guarda-parques também participaram da força-tarefa.

A ação teve como objetivo checar denúncias recebidas pelo Portal Fala.br e alertas do programa Olho no Verde e atender a solicitações de apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Magé.

“A nossa unidade de conservação abrange áreas dos municípios de Duque de Caxias, Magé e Petrópolis e é sobreposta pela APA Petrópolis (ICMBio) e é contígua ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Reserva Biológica do Tinguá. A gente sempre busca executar ações conjuntas num modelo de mosaico de áreas protegidas com o órgão federal e os órgãos municipais.”, conta Eduardo Pinheiro, chefe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela.

“O trabalho de inteligência do Inea também é fundamental para o sucesso das operações. Por isso, nossas equipes atuam de forma integrada para auxiliar no combate aos crimes ambientais no estado”, destaca o Diretor de Pós-Licença do Inea, Fábio Costa.

Duas construções irregulares localizadas no interior do REVISEST e na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis foram embargadas e outras duas foram autuadas na operação. Armadilhas de caça e dois pássaros (Sabiá-laranjeira e Pixoxó) foram apreendidos e notificações preventivas de incêndio foram lavradas.