Notícias |03.09.2021

Inea deflagra operação em Nova Friburgo e resgata 70 aves silvestres mantidas em cativeiro

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Rio Dois Rios, com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAM), deflagrou na última quarta-feira (1/9), uma ação de fiscalização para combater crimes contra a fauna em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.a operação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo.

Por meio de denúncia, e equipe vistoriou uma residência na localidade conhecida como Nova Suíça onde encontrou cerca de 70 aves silvestres mantidas em cativeiro, dentre as quais, as espécies trinca ferro, azulão, sabiá laranjeira, coleiro e tico tico.

“As equipes do Inea estão sempre atentas ao que está acontecendo no estado. Seja por meio de denúncias, programas de monitoramento ou ações de inteligência, estamos nas ruas fiscalizando e combatendo as violações contra a fauna e a flora do Rio de Janeiro.”, afirma Thiago Pampolha, Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Duas pessoas foram detidas e os pássaros foram resgatados. Os detidos e as aves foram levados para a  151 Delegacia de Polícia (Nova Friburgo) para as providências cabíveis conforme a legislação ambiental.

Cabe ressaltar que, de acordo com a Lei  Nº 3467, DE 14 DE SETEMBRO DE 200, manter aves silvestres em cativeiro sem a devida licença é crime sujeito a multa e detenção.