Notícias |28.05.2024

Inea inaugura trilha sensorial na APA da Bacia do Rio Macacu, em Cachoeiras de MacacuIniciativa foi desenvolvida em parceria entre o Inea, Projeto Guapiaçu, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu e Petrobras

Para celebrar o Dia da Mata Atlântica, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) presenteia a população com um atrativo: uma trilha sensorial acessível para visitantes mirins e portadores de deficiência visual. Desenvolvida dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu (APA Macacu), no município de Cachoeiras de Macacu, em parceria com o Projeto Guapiaçu, Instituto Ação Ambiental (ASA), prefeitura local e apoio da Petrobras, a trilha foi inaugurada nesta terça-feira (28/5).

Ao longo do percurso, o atrativo proporcionará aos visitantes um belo visual da rica diversidade biológica presente na unidade de conservação. Mas a novidade é que a trilha sensorial foi toda planejada para receber crianças e também visitantes com limitações visuais: o piso é adaptado para que possam experimentar sensações ao passar por madeira, pedra e areia.

Além disso, a trilha recebeu o plantio de árvores frutíferas, onde os visitantes poderão saborear os frutos e sentir o cheiro de espécies aromáticas (lavanda, manjericão, capim limão, coentro e alfavaca), bem como a textura dos caules das árvores. Sinos que imitam o ruído do vento foram instalados no percurso, que também conta com placas sinalizadoras e educativas sobre a flora e fauna da região.

“Esta novidade tem por objetivo contribuir para sensibilizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade local e é mais uma ferramenta de educação ambiental voltada para as crianças”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Sobre a APA da Bacia do Rio Macacu

Com 9.502 hectares de área, a APA da Bacia do Rio Macacu abrange partes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Guapimirim e foi criada com o objetivo de proteger faixas marginais na bacia do rio Macacu, que é o maior contribuinte da Baía de Guanabara.