Notícias |24.05.2023

Inea inicia Operação Fumaça Zero que abrangerá Regiões Metropolitana e Serrana do Rio e os municípios de Valença, Piraí e ParacambiAtividades no Parque Estadual da Serra da Concórdia irão marcar o início da operação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) dará início nesta quinta-feira (25/5), à Operação Fumaça Zero durante um evento que será realizado no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença. A iniciativa visa ampliar as ações preventivas aos incêndios florestais, por meio de iniciativas de educação ambiental nas comunidades; intensificação do monitoramento nas unidades de conservação estaduais, e emissão de notificações para moradores que residem ao redor de parques, reservas e Áreas de Proteção Ambiental (APAS) estaduais. O objetivo é estimular a conscientização das pessoas sobre os riscos que a prática de queimadas pode ocasionar para as florestas.

Lançada em 2020 a operação, que ocorrerá na Regiões Metropolitana e Serrana do Rio, será ampliada neste ano e abrangerá também os municípios de Valença, Piraí e Paracambi. A região de Valença e arredores foi escolhida com base em um estudo e mapeamento realizados no ano passado, que mostram que essas áreas têm histórico de incêndios florestais nesta época do ano.

Só em 2022, o Inea emitiu mais de 900 notificações preventivas de incêndio. “A realização de rondas de monitoramento e emissão de notificações preventivas contribuíram para que o Inea se aproximasse ainda mais da população, e isso ajudou a ampliar a participação coletiva na prevenção aos incêndios florestais”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

A Operação Fumaça Zero foi definida com base na Lei Estadual nº 9.001/2020 onde todos os órgãos públicos envolvidos na temática são convidados a integrar a campanha, como Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, além das unidades de conservação federal e municipais.