Notícias |01.02.2024

Inea inspeciona navio encalhado em São João da BarraEmbarcação britânica passará por operações de remoção

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Diretoria de Pós Licença e Fiscalização Ambiental e da Superintendência Regional Baixo Paraíba do Sul, fiscalizou nesta terça-feira (30/1), um navio de origem britânica que encalhou no Porto do Açu, localizado em São João da Barra. A inspeção teve como objetivo avaliar o cenário, apontando aspectos ambientais no entorno da área onde o navio se encontra imobilizado, em um banco de areia próximo ao terminal Ferroport.

Durante a inspeção, a equipe técnica do órgão estadual não observou quaisquer indícios de vazamento de óleo ou da carga contida na embarcação na região do entorno. O Inea seguirá monitorando a situação junto à empresa responsável e à Marinha do Brasil, recebendo diariamente informes sobre o caso. A embarcação, que está encalhada há cerca de 20 dias, passará por operações de remoção nas próximas semanas.

“Nossa equipe de emergência ambiental está atenta, 24 horas por dia, a quaisquer incidentes que possam apresentar um risco ambiental para o estado do Rio de Janeiro. O Inea conta com corpo técnico de alta qualidade e capacidade para avaliar e solucionar situações críticas, seja em terra, mar ou ar”, explica o presidente do instituto, Philipe Campello.