Notícias |02.09.2021

Inea oferece vagas de voluntariado no Parque Estadual da Pedra SeladaCom oito vagas, inscrições no processo seletivo vão até 10 de setembro

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recebe, até o dia 10 de setembro, inscrições para o Programa Voluntário Ambiental que oferece vagas no Parque Estadual da Pedra Selada, na Serra da Mantiqueira.

São oito vagas, sendo quatro para sinalização de trilhas/apoio aos trabalhos de manejo, duas para apoio à pesquisa científica e duas para educação ambiental. Os interessados precisam se inscrever por meio de formulário online, disponível no edital, ou pessoalmente de segunda a sexta-feira, na sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá, das 10h às 17h.

Os documentos necessários são a ficha de inscrição devidamente preenchida e as cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de habilitação profissional e Curriculum Vitae. Após análise da documentação enviada e currículo, os candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevista presencial no Parque Estadual da Pedra Selada.

O Programa Voluntário Ambiental tem como objetivo aproximar os cidadãos das práticas sustentáveis na gestão do meio ambiente, promovendo a sensibilização e o aprendizado sobre questões ambientais e o intercâmbio de experiências com os profissionais da área.

Esclarecimentos de dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser solicitados ao Inea pelo e-mail sejavoluntario.inea@gmail.com.

Sobre o parque

Com aproximadamente 8.036 hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abrange partes dos municípios de Resende e de Itatiaia. Foi criado com o objetivo de oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e da flora, dentre outras finalidades.

Esta é a primeira e única unidade de conservação de proteção integral estadual presente na Serra da Mantiqueira e forma um importante corredor ecológico com o Parque Nacional do Itatiaia e com outras unidades de conservação próximas, protegendo as nascentes de rios contribuintes de algumas das principais bacias hidrográficas da Região Sudeste – Paraná e Paraíba do Sul –, contribuindo para a preservação das cadeias de montanha onde está situado o grupo de picos que compõe a Pedra Selada.