Notícias |01.04.2022

Inea promove resgate de cágado-amareloAnimal foi encontrado nos arredores do Parque Estadual da Serra da Tiririca

Na última quinta-feira (26/3), um cágado-amarelo (Acanthochelys radiolata) foi encontrado nos arredores do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi responsável pelo resgate e pela soltura do animal na Lagoa São Bento, em Maricá.

A espécie tem como principal habitat corpos hídricos com pouca correnteza e com fundo lodoso, o que justifica a escolha da lagoa em questão – um dos maiores reservatórios de água doce do entorno do parque. Com autorização concedida pelo Inea, o local é alvo de avaliação e monitoramento constante por parte de estudiosos.

“A pronta atuação das unidades de conservação é um ponto chave para que a preservação dos nossos patrimônios ambientais se mantenha com a excelência que conhecemos”, elogiou Thiago Pampolha, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Segundo Leandro Silva, gestor do Peset, o crescimento das áreas urbanas, principalmente no território em que a unidade se localiza, tem como consequência a remoção dos animais dos seus habitats naturais, como é o caso do cágado. “A existência do parque é, por si só, responsável por ainda garantir zonas preservadas na região para que não haja o aumento desse deslocamento da fauna”, acrescentou.

Outras ameaças à espécie são o uso de fogo, a contaminação do ambiente, a caça e o desmatamento dos ecossistemas.

Sobre a unidade de conservação

Criado em 1991 e com área de 3.942 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Na unidade de conservação, que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários, estão inseridas uma parte terrestre e outra marinha, que é a Enseada do Bananal.

Um dos principais atrativos do parque é o Caminho de Darwin, assim denominado por ter sido explorado pelo naturalista britânico Charles Darwin e registrado no diário de bordo, em 1832. Com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, o percurso começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.