Notícias |23.02.2024

Inea promove soltura de macaco-prego em Angra dos ReisApós recuperação de lesões, animal foi devolvido a natureza por equipe do Parque Estadual da Ilha Grande

Na última quinta-feira (22/2), a equipe do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu a soltura de uma macaco-prego (Sapajus nigritus) na Praia do Pouso, em Angra dos Reis. O animal foi encontrado com diversas lesões na Praia Lopes Mendes em setembro por uma moradora e foi entregue ao Centro de Reabilitação (CRAS) de Mambucaba pelos guarda-parques da unidade de conservação.

“Nossas equipes estão vigilantes e empenhadas para manter o equilíbrio ambiental e a proteção da biodiversidade e dos patrimônios naturais do nosso estado”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

No momento em que foi encontrado, o animal apresentava lesões ulcerativas na região dorsal, cervical, axilar e na orelha, além de pesar 1,4kg. No CRAS, a fêmea jovem recebeu os devidos cuidados médicos e,agora com 1,898kg, pôde ser devolvida ao seu habitat.

De hábitos diurnos, o macaco-prego vive em árvores e distribui-se geograficamente em vários países da América do Sul. Se alimenta predominantemente de frutos, mas também preda pequenos vertebrados. De acordo com a avaliação de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o animal encontra-se quase ameaçado (NT), devido a perda ocorrida e contínua de habitat.