Notícias |10.11.2023

Inea realiza mais duas etapas do Programa de Mentoria aos MunicípiosProjeto percorre território fluminense para ampliar abrangência e qualidade da educação ambiental no estado

No mês de outubro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Serviço de Educação Ambiental, concluiu mais duas etapas do Programa de Mentoria aos Municípios. Foram realizados seis encontros regionais presenciais nos municípios de Resende, Mesquita, Bom Jesus de Itabapoana, Cordeiro, Silva Jardim e Carapebus, além das mentorias individuais feitas entre os dias 16 e 27/10.

Ao todo, 37 municípios do Rio de Janeiro participaram dos encontros presenciais em grupo e 16 cidades das mentorias individuais. Entre os assuntos dos encontros estiveram a Nota Técnica do ICMS Ecológico com relação aos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA), para que os municípios entendessem melhor os critérios de avaliação, além da aplicabilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em projetos ambientais e a elaboração de planos de ação locais.

“A iniciativa permite uma troca de experiências e compreensão dos processos administrativos que envolvem a elaboração de ações relacionadas à educação ambiental”, explica o chefe de serviço de Educação Ambiental do Inea, Bruno Waldman.

O Programa de Mentoria aos Municípios em seu segundo ciclo vem promovendo, desde o mês de agosto, uma série de ações e atividades como rodas de conversa, encontros técnicos remotos, encontros regionais presenciais, além das mentorias individualizadas, que abrangem tópicos, que vão desde a estruturação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável até o diagnóstico socioambiental participativo e a implementação de ferramentas de controle social.

As mentorias individuais contaram com reuniões com a avaliadora do ICMS Ecológico e técnica da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Rosilane Alves e a Assessora de Sustentabilidade Rio2030, Kelly Saraiva, para tirar dúvidas.