Notícias |21.05.2024

Inea registra 31 espécie de aves na Rebio GuaratibaInstituto promoveu o Programa Aves de Guaratiba que contou com a participação de dez especialistas

A Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (Rebio Guaratiba), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou no último sábado (18/5) a segunda das cinco saídas de campo planejadas para 2024 do Programa Aves de Guaratiba. Participaram da atividade cerca de dez especialistas em avifauna que fizeram o registro de 31 espécies.

O Programa Aves de Guaratiba tem como objetivo executar, por meio da ciência cidadã, a identificação, monitoramento e acompanhamento da avifauna que ocorre dentro dos limites da reserva.

– Essa iniciativa tem como objetivo contribuir com o plano de manejo da reserva e criar um lastro de informação mais técnica e aprofundada. É uma forma de compreender melhor a dinâmica comportamental da biodiversidade do maior remanescente do ecossistema manguezal do Estado do Rio de Janeiro – destacou o presidente do Inea, Renato Jordão.

Ao longo de 2024 serão realizadas mais três saídas em campo com o objetivo de acompanhar e monitorar o comportamento das avifauna. No ano passado, esse trabalho identificou 26 ocorrências de novas espécies de aves na Rebio Guaratiba.