Notícias |22.01.2021

Inea resgata 10 pássaros do tráfico de animais silvestresOs animais foram apreendidos em Campos dos Goytacazes e Duas Barras, e libertados na zona de amortecimento Parque Estadual do Desengano

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual do Desengano, realizou na manhã desta quinta-feira (21/1) a soltura de 10 pássaros que seriam vendidos no tráfico de animais silvestres. Entre as aves resgatadas nos municípios de Campos dos Goytacazes e Duas Barras estavam cinco Coleiros _(Sporophila caerulescens)_, dois Trinca-Ferro _(Saltator similis)_, um Azulão _(Cyanocompsa brissonii)_, um Tiziu _(Volatinia jacarina)_ e um Coleiro-do-Brejo _(Sporophila collaris)_. 

As apreensões aconteceram na última quarta-feira (20/1) e todos foram soltos juntos na zona de amortecimento do parque. A primeira apreensão foi realizada por agentes da 3ª Unidade de Polícia Ambiental (Upam) em Campos dos Goytacazes, onde estavam quatro coleiros. A segunda apreensão foi feita por agentes da 152ª Delegacia de Polícia de Duas Barras, onde estavam os outros animais. 

Após passarem por uma avaliação veterinária, que atestou que os animais estavam saudáveis e pertenciam ao bioma local, a equipe do Parque Estadual do Desengano foi acionada para a realização da soltura das aves na Mata Atlântica.

Essas espécies frequentemente estão em casos de tráfico de animais silvestres por chamar atenção devido sua beleza e seu canto, porém o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, lembra da importância deles na natureza. “Os pássaros, além da sua beleza e seus cantos, desempenham uma importantíssima função na natureza através da dispersão de sementes. Os pássaros são a própria floresta em movimento”, acrescenta Dário.

Denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do Rio podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), ou através do aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Com 21.365,82 hectares, O Parque Estadual do Desengano abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense e é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves.