Notícias |15.01.2021

Operação da Polícia Civil, com apoio do Inea, flagra criadouro ilegal de aves silvestres em Niterói

Cerca de cem pássaros silvestres, dentre os quais saíra-sete-cores, tico-tico, tiziu e cardeal-do-nordeste, foram apreendidos, nesta sexta-feira (15/1), durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em Niterói. As aves foram encontradas em um condomínio localizado no bairro Maria Paula, e estavam acondicionadas em gaiolas e viveiros inapropriados.

No local, os agentes e os técnicos encontraram ferramentas que seriam utilizadas para a adulteração de anilhas. O proprietário do estabelecimento foi detido e conduzido à 81ª Delegacia de Polícia (Itaipu) onde prestou esclarecimentos. Ele responderá por crime ambiental e também será multado pela ilegalidade.

Os pássaros serão levados para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, unidade de conservação administrada pelo Inea, onde a equipe fará o levantamento do número das anilhas e o resultado será repassado à autoridade policial. O objetivo é checar se as aves silvestres encontram-se legalizadas. Em seguida, as mesmas passarão por processo de triagem e serão devolvidas à natureza, em suas áreas de ocorrência.

O Inea é responsável pela criação amadorista de passeriformes no Estado do Rio de Janeiro, conforme preconiza a Lei Estadual nº 7.845/2018. Cabe ressaltar que a criação amadorista permite apenas a participação das aves em torneios de canto e na transferência de pássaros entre criadores inscritos no Sispass. Não é permitida a comercialização deles. Mais informações disponíveis no portal do órgão ambiental estadual: www.inea.rj.gov.br