Entre os dias 19 e 23/2, está sendo realizado o curso de pilotagem e mapeamento por meio de drones no Parque Estadual Cunhambebe (PEC), unidade de Conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A UC fica localizada na região da Costa Verde do Estado e abrange os municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí.
Um dos principais objetivos da capacitação, direcionada para Servidores e Guarda-Parques do Inea é fornecer conhecimento e habilidades necessárias para o uso responsável e eficiente de drones na gestão e monitoramento ambiental nas áreas protegidas. A tecnologia pode ser utilizada para mapeamento, fiscalização, monitoramento de espécies, identificação de áreas de desmatamento, auxiliar em pesquisas científicas e outras atividades relacionadas à proteção e conservação.
“Essas capacitações representam um passo significativo em nossa missão de proteger a biodiversidade fluminense. A iniciativa nos permite adotar uma abordagem mais eficiente e atuar de maneira mais rápida para garantir a conservação dos recursos naturais”, celebrou o Presidente do Inea, Phillipe Campello.
A utilização dessa tecnologia permite a coleta de dados precisos e a realização de monitoramento ambiental de forma mais eficiente, contribuindo diretamente para a gestão e preservação das Unidades de Conservação.
“A coleta de dados georreferenciados e o mapeamento de áreas estratégicas por meio de drones, além de possibilitar uma visão detalhada do ambiente e dos recursos naturais, representam um avanço significativo no arsenal de ferramentas disponíveis para a gestão de unidades de conservação”, ressaltou o Guarda-Parque, Ivan Cobra.
O curso em tela é promovido no âmbito do Acordo de Cooperação Nº 01/2020, celebrado entre Inea e Vale, onde as instituições conjugam esforços para apoio nas atividades de proteção ecossistêmica aliadas à conservação da biodiversidade, da área de abrangência do PEC.
Além da equipe do PEC, as UCs APA Tamoios e APA dos Frades, bem como setores estratégicos da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea estão participando da importante capacitação, entre eles: GERGPAR, SERVRF, NUCPROT, NUCGC, GEGET e NOCGLOUC.