Notícias |06.01.2022

Parque Estadual da Pedra Branca devolve animais à natureza

O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente, realizou, nesta semana, a soltura de uma cobra e de um bicho-preguiça na área da própria unidade de conservação.

Na terça-feira (4/1) uma jiboia da espécie Boa constrictor foi recebida por funcionários do parque, que realizaram a soltura em área segura da unidade de conservação

Já na quarta-feira (5/1), a preguiça-comum da espécie Bradypus variegatus foi entregue por um morador do bairro Camorim, que fica localizado nos limites do PEPB na região da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

A devolução de animais aos seus habitats naturais é algo que faz parte da rotina das equipes que trabalham no Parque Estadual da Pedra Branca. Os moradores dos bairros que ficam localizados próximos à área do parque podem procurar os núcleos e funcionários do Inea para devolverem animais silvestres que não estejam em ambientes adequados às suas características.

Sobre o parque:

O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) protege uma exuberante floresta localizada na zona oeste do município do Rio. Está distribuído em partes de 17 bairros, entre eles: Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Bangu e Realengo.

Com 12.393,84 hectares, trata-se de uma das maiores florestas urbanas do mundo.