Notícias |16.12.2021

Parque Estadual dos Três Picos recebe filhotes de coruja

O Parque Estadual dos Três Picos (PETP), que fica localizado na Região Serrana, recebeu, na última segunda-feira (13/12), 4 filhotes de coruja. A área do PETP abrange os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Foi justamente no último em que as corujas foram encontradas por pedestres em duas localidades diferentes da cidade.

Os filhotes foram entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realizou os cuidados iniciais e necessários nos animais. Posteriormente, o grupo foi recebido por uma equipe do Parque.

Os animais foram encaminhados ao Ambulatório Veterinário do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, parceiro do PETP. As corujas foram examinadas e serão soltas na mata em ambiente controlado para desenvolverem habilidades de caça.

O gestor do Parque Estadual dos Três Picos, Alexandre Donato, participou pessoalmente do recebimento dos 4 filhotes. “Nós recebemos na região de Silva Jardim. Estamos fazendo vários destacamentos com as nossas viaturas para lá. É sempre um prazer receber e poder ajudar na reabilitação dos animais silvestres da área do parque”, conta.

Sobre o parque:

O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.