Notícias |04.09.2017

Portadores de necessidades especiais visitam trilha adaptada no Parque Estadual CunhambebeA equipe do Parque Estadual Cunhambebe se emocionou durante a atividade.

O Parque Estadual Cunhambebe (PEC), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi palco de uma experiência inédita em 31 de agosto de 2017. A Trilha do Curumim, criada e adaptada pela equipe desta unidade de conservação para receber cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, recebeu a visita dos alunos da Escola de Educação Especial Emanuela Ribeira de Souza, de Mangaratiba, no Sul Fluminense.

Os estudantes, portadores de necessidades especiais, como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down e Autismo, percorreram a Trilha do Curumim e também puderam vivenciar um contato direto com a natureza, por meio do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

A equipe do Parque Estadual Cunhambebe se emocionou durante a atividade. “O PEC vivenciou um dia extremamente gratificante, sem precedentes, no que tange a satisfação profissional e pessoal dos colaboradores que compõem a nossa equipe. Foi uma grande emoção ter essa oportunidade de enxergar múltiplas realidades ao observar momentos de superação de limites, de quebra de barreiras e de desafios que foram enfrentados com alegria por pessoas portadoras de deficiência e suas famílias. Indescritível, ainda, foi presenciar o prazer que os pais tiveram de estarem neste ambiente, interagindo com o meio e com os próprios filhos”, declarou o gestor do PEC, Juliano Gobbi.

O Brasil tem 24,5 milhões de pessoas com alguma deficiência. As unidades de conservação do Inea estão buscando atender a este público estendendo o acesso dele aos parques e evitando que as pessoas com algum tipo de necessidade especial, por falta de condições adequadas, sejam privadas de vivenciar experiências em ambientes naturais.