Notícias |10.05.2022

Programa Vem Passarinhar RJ registra 34 espécies na Reserva Biológica de GuaratibaTerceira edição do ano aconteceu na Zona Oeste da cidade do Rio

No último sábado (7/5), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu mais uma edição do programa Vem Passarinhar RJ, dessa vez na Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG), localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Durante a atividade, 28 participantes registraram 34 espécies de aves.

“O Vem Passarinhar é uma iniciativa muito especial para nós do Inea. O seu sucesso ressalta a importância de investirmos em programas que proponham a conscientização da comunidade por meio de práticas educativas não-tradicionais, que possibilitam ao participante a observação direta da biodiversidade fluminense”, afirmou o presidente do instituto, Philipe Campello.

Com uma programação especial, os inscritos puderam desfrutar de um passeio de barco pelo manguezal da reserva biológica. Durante a excursão, os participantes avistaram espécies migratórias como a batuíra-de-bando (Charadrius semiplamatus), o maçarico-de-asa-branca (Tringa semipalmata) e o maçarico-de-bico-torto (Numenius hudsonicus).

Criado em 2015, o programa visa estimular a consciência ambiental da população por meio da observação da avifauna nos territórios das unidades de conservação, além de promover um estilo de vida mais saudável.

Sobre a Reserva Biológica

A Reserva Biológica de Guaratiba está localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, entre Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. Protege, desde a década de 1970, importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba.

Trata-se de ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica, a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias e a prevenção de inundações, além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes, constituindo a base da cadeia trófica de espécies de importância econômica e ecológica.