Notícias |22.05.2024

Para comemorar o 8º ano de criação, o Refúgio de Vida Silvestre Estadual Médio Paraíba presenteou seus visitantes com várias atividades realizadas entre os dias 15 e 18 de maio: palestras com temáticas ambientais, atividades físicas como ginástica funcional, caminhadas e visitadas educativas para alunos das redes pública e particular foram algumas das ações promovidas.

Na quarta-feira (15/5), como parte das atividades de abertura das comemorações, a unidade de conservação realizou visitas educativas em escolas das cidades de Paraíba do Sul e Três Rios. O objetivo foi promover a conscientização ambiental entre os alunos e educadores locais.Foram atendidas 94 alunos das instituições de ensino Colégio Estadual Monsenhor Francisco, em Paraíba do Sul, e Colégio Municipal Walter Franklin, em Três Rios. Os alunos participaram de palestras interativas, apresentações sobre a importância da preservação ambiental e dinâmicas educativas.

– Seguimos comprometidos em fortalecer os laços entre a comunidade e o Refúgio, promovendo a educação ambiental e a conservação da natureza – afirma presidente do Inea, Renato Jordão.

O dia seguinte (16/5), foi marcado por uma série de eventos educativos e ambientais que envolveram os alunos do Colégio Estadual Barão de Juparanã. A programação do dia foi dividida em duas partes: uma sessão na parte da manhã e uma na parte da tarde, cada uma com palestras e oficinas práticas.

Pela manhã, os alunos participaram de uma palestra informativa sobre os impactos negativos da captura e comércio ilegal de animais silvestres, destacando a importância de contemplar as aves em seu habitat natural, livre de cativeiros, além de promover a conscientização sobre a conservação das espécies e a biodiversidade local. Após a palestra, foi realizada uma oficina prática sobre a construção de comedouros para aves, reforçando as ideias apresentadas na palestra.

Na parte da tarde, os alunos participaram de uma palestra sobre bombas de sementes, que enfatizou a importância da revegetação e da restauração ecológica como medidas essenciais para a preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos participaram de uma oficina prática para a confecção de bombas de sementes.

– Esses eventos contribuem para a divulgação da unidade de Conservação, aproximando a sociedade e assim fortalecendo nossas ações – explicou o gestor da unidade de conservação, Ricardo Wagner.

Já na sexta-feira, o dia começou com uma aula de ginástica ao livre, incentivando a prática de exercícios físicos.

No terceiro dia de celebrações, o refúgio recebeu a ilustre presença do artista plástico e ambientalista João Machado. Neste evento, João compartilhou seu conhecimento sobre as abelhas nativas da Mata Atlântica sem ferrão e sua conexão com a natureza e sua importância para o planeta.

Para encerrar as atividades, os visitantes percorreram a trilha Fluvial “Rotas do Rio Paraíba Sul” no trecho Barra do Piraí – Juparana, projeto piloto para implantação da maior trilha aquática do estado do Rio de Janeiro, que corta trechos do Rio Paraíba do Sul.