Notícias |22.03.2024

Reserva Extrativista Marinha de Itaipu realiza operação de fiscalização junto a Polícia FederalA ação visa o compromisso conjunto com a vigilância da preservação ambiental e a sustentabilidade

Na última quinta-feira (21/3), a Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Itaipu realizou uma operação para coibir a pesca industrial na Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marinha (NEPOM), da Polícia Federal. Foram abordadas embarcações de pesca industrial para a verificação da documentação, na qual, uma delas por não possuir os registros necessários, foi conduzida até a Marinha, que deu continuidade aos trâmites realizando a apreensão na Capitania.

– A operação realizada na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu é uma demonstração do compromisso com a preservação ambiental e a sustentabilidade. A fiscalização e a aplicação das normas são essenciais para garantir a integridade dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Continuaremos trabalhando em estreita colaboração com todas as partes interessadas para proteger e conservar a nossa biodiversidade – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Foram abordados aproximadamente 30 pescadores amadores, destes, 15 não possuíam licença. Todos foram orientados sobre as regras da RESEX que não poderiam pescar na unidade sem a licença, logo em seguida, conduzidos para fora dos limites da unidade. Uma embarcação de turismo de pesca e outras duas industriais evadiram do local assim que avistaram as equipes fiscalizadoras.

A parceria com o NEPOM foi fruto da capacitação promovida no dia 14/3, pela Reserva Extrativista Marinha de Itaipu com o apoio da FIPERJ. Foram seis horas de amplo debate sobre a legislação vigente, artes de pesca, recursos pesqueiros, pesca fantasma e as permissões nos limites da UC e Parque Estadual da Serra da Tiririca.

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu disponibiliza a Resolução Inea Nº186, para qualquer dúvida acerca do Contrato de Uso da Reserva Extrativista Marinha, e pode ser acessada aqui.