Notícias |06.11.2020

Seas, Inea e Jardim Botânico promovem oficina sobre a conservação da flora e licenciamento ambiental Evento promoveu a capacitação de servidores a nível estadual e municipal

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Universidade do Ambiente, a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por meio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), realizaram nos dias 5 e 6 de novembro a oficina “Bases de Dados sobre a Flora Ameaçada de extinção e o seu uso no Licenciamento Ambiental”. O evento foi realizado na sede da Seas e do Inea, no Centro do Rio, e transmitido ao vivo pelo Youtube.

O curso faz parte do Projeto “Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (GEF-Pró-Espécies)”, do Ministério do Meio Ambiente, e foi direcionado a servidores da Seas, do Inea e de órgãos municipais fluminenses que atuam em licenciamento ambiental e conservação.

Para o subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima da Seas, Antonio Marcos Barreto, a capacitação mostra o empenho dos órgãos ambientais do Rio de Janeiro na continuidade da implementação das políticas públicas a partir do alinhamento das ações em nível nacional, estadual e municipal. “Neste ano, apesar de toda a problemática causada pela pandemia, a Seas, o Inea e nossos parceiros estão com o desafio de implantar e executar todas as políticas ambientais, respeitando todas as recomendações sanitárias. É um trabalho de grande empenho e importância para a conservação da nossa biodiversidade”, afirmou Barreto durante a abertura do evento.

A coordenadora do CNCFlora, Thaís Laque, enfatizou o objetivo do encontro e da parceria entre o Governo do Estado e Federal. “O objetivo da oficina é transmitir o conhecimento gerado dentro do projeto GEF Pró-Espécies, o conhecimento acadêmico e de pesquisa de base para os analistas que estão na ponta fazendo licenciamento e trabalhando nas áreas de conservação”, acrescentou Laque.

Capacitação

A iniciativa faz parte dos esforços do Inea para promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos servidores do instituto em prol da sustentabilidade fluminense.

Para atingir este objetivo, a gerente de Desenvolvimento de Pessoas do Inea, Elaine Costa, ressalta a importância da parceria entre a Universidade do Ambiente e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. “A Universidade do Ambiente busca fortalecer a troca de experiências entre as instituições técnicas, estabelecendo acordos de cooperação para atualizar e capacitar seu corpo técnico. Essa parceria com o Jardim Botânico vem desde 2018, com o mestrado profissional, e está se solidificando”, elucidou Costa.

O encontro está disponível na íntegra no canal do Inea no YouTube: https://www.youtube.com/c/InstitutoEstadualdoAmbiente