Notícias |10.06.2024

Secretaria de Estado do Ambiente e Inea firmam parcerias internacionais, inclusive para enfrentamento do plástico nos oceanosNa véspera do Dia Mundial dos Oceanos, pasta ambiental sela colaboração com instituições nacionais e internacionais

Em busca de avançar ainda mais no desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro, sobretudo na pauta da Economia Azul, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade assinou três acordos nesta sexta-feira (7/6), véspera do Dia Mundial dos Oceanos.

Durante o evento Global Ocean Day, no Museu do Amanhã, a pasta ambiental e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) firmaram uma coalizão com governos subnacionais de todo o planeta para o enfrentamento da poluição plástica no mar, além de selarem parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Fórum do Oceano de Portugal.

– Nesta Semana do Ambiente tivemos lançamentos e assinaturas importantes que visam a construção de um futuro mais verde para o nosso estado e para o nosso planeta. Temos uma série de boas notícias para o Rio de Janeiro – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A adesão da coalizão contra a contaminação por plásticos no oceano visa estabelecer posicionamento dos entes subnacionais para apresentar ao Comitê Intergovernamental de Negociação (INC), que vem trabalhando em um acordo internacional que combata a poluição plástica no oceano. A ideia da coalizão é apoiar na construção, coletivamente, da regulação global.

– Esse é o tratado mais ambicioso que está sendo feito para o enfrentamento do plástico. Já somos 58 governos subnacionais de todo o mundo e estamos muito felizes que o Rio de Janeiro esteja aderindo a essa aliança – celebrou a delegada do Governo da Catalunha no Brasil e uma das representantes da coalizão, Paula Bonet.

Já o acordo de cooperação com a UFRJ estabelece o Parque Tecnológico da universidade como sede do BlueRio, programa que regulamentou e implementou um hub de startups com soluções para os desafios ambientais do Rio de Janeiro. Com isso, os órgãos ambientais constroem o primeiro hub focado em inovação colaborativa de Economia Azul no país. O programa, inédito no Brasil, contou com 289 startups inscritas no primeiro ano e avança agora para uma segunda fase.

Outra parceria selada na cerimônia foi a cooperação com o Fórum Oceano, de Portugal. A iniciativa visa aproximar a instituição do estado do Rio de Janeiro, possibilitando a troca de conhecimento, experiências e tecnologias que podem ser compartilhadas para a implementação de projetos e ações voltadas para segurança hídrica e economia azul.

– Estamos dando passos importantes aqui hoje. Portugal já conta com um um ecossistema muito bem estabelecido no que diz respeito à agenda azul, com diversos fundos e financiamentos nesta temática. É isso que a gente quer trazer não só para o BlueRio, mas para o estado – pontuou a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti.