Notícias |22.03.2024

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promovem visitas em prol do Dia Mundial da ÁguaAlunos do programa Ambiente Jovem aprenderam temas relacionados à segurança hídrica, qualidade das águas e análises laboratoriais

Em celebração ao ‘Dia Mundial da Água’ (22/3), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveram dois dias de aprendizado sobre segurança hídrica, qualidade das águas e análises laboratoriais aos alunos do programa Ambiente Jovem. As turmas tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente a estrutura de uma barragem e o laboratório do Inea, localizado na Zona Oeste da capital.

Na terça-feira (19/3), os jovens do Núcleo de Pertencimento (NUP) Bangu visitaram a Fábrica da Coca-Cola, no município de Duque de Caxias. Lá, eles aprenderam sobre o papel do Inea na segurança hídrica estadual, por meio de uma palestra ministrada pela gerente de Segurança Hídrica do Inea, Fernanda Spitz.

– Explicar o que é segurança hídrica e ainda poder mostrar de perto uma barragem é extremamente importante para a formação desses jovens. Notamos que eles aproveitaram bastante a visita, que interagiram em todos os momentos e nos fizeram diversas perguntas – afirmou Spitz.

No dia seguinte, a turma do NUP do Batan foi conhecer a rotina do laboratório do instituto e os procedimentos adotados para as análises das amostras de água coletadas nas praias e lagoas. De manhã, a programação foi preenchida por palestras e uma simulação de coleta de água na Lagoa de Jacarepaguá. Mais tarde, os alunos conheceram os laboratórios de biologia e química, responsáveis por analisar todos os parâmetros medidos pelo Inea.

– Iniciamos o dia explicando o funcionamento do monitoramento da qualidade das águas, desde o planejamento até o resultado final. Após isso, realizamos uma atividade prática em uma lagoa próxima, simulamos a recepção das amostras coletadas por eles e demonstramos como são feitas as nossas análises. É muito importante e gratificante receber os jovens em nossos laboratórios e poder contribuir na formação de cada um deles – explicou a gerente de Análises Laboratoriais, Anna Karolina Amaro.

Sobre o Ambiente Jovem

Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.

Durante a capacitação, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 300 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.

Podem se inscrever no programa os jovens de 16 a 24 anos que morem nas localidades dos NUPs. As inscrições são feitas online no site www.ambientejovem.com.br