Notícias |07.06.2024

Unidades de Conservação do Inea celebram a Semana do Meio Ambiente com reflorestamentos e ações de educação ambientalAtividades aconteceram nas unidades de conservação distribuídas pelo Estado do Rio de Janeiro

As unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram várias ações e atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente que aconteceu entre os dias 3 e 9 de junho.

Plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, atividades de educação ambiental envolvendo crianças e jovens, palestras e exposições com temáticas ambientais marcaram a data mais importante do calendário ambiental: O Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5/6. As ações e as atividades contaram com a participação de instituições parceiras do Inea, voluntários, guarda-parques e alunos da rede pública, além dos visitantes.

Confira as atividades realizadas pelas unidades de conservação distribuídas no território fluminense:

REGIÃO METROPOLITANA

Parque Estadual da Pedra Branca

Situado na zona oeste da cidade, o Parque Estadual da Pedra Branca promoveu atividades na sede Pau da Fome, em Jacarepaguá, onde houve plantio simbólico de mudas de Ypê Amarelo e Pitangueira, espécies nativas da Mata Atlântica, palestra sobre a importância da preservação da biodiversidade e exposição de animais taxidermizados (prática de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo).

Na subsede Piraquara, em Realengo, voluntários e guarda-parques promoveram a retirada de espécies da flora consideradas exóticas invasoras e fizeram o manejo de uma trilha interpretativa.

Com 12.500 hectares de área, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona oeste e é considerado um dos maiores parques em área urbana do mundo. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

Parque Estadual da Serra da Tiririca

A unidade de conservação participou de uma ação promovida pela Prefeitura de Maricá na Praça Orlando de Barros Pimentel onde realizou uma exposição de fotos dos principais atrativos da unidade de conservação e de animais taxidermizados (prática de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo). Além disso, os guarda-parques ministraram uma palestra sobre a atividade de observação de aves para 70 alunos do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, também em Maricá.

O Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e de Maricá, na Região, abrangendo 3.433,86 hectares de área protegida.

Parque Estadual do Mendanha

Em conjunto com militares da Marinha, estudantes, sociedade civil e Rotary do Brasil, a unidade de conservação participou do plantio de mil mudas de espécies de Mata Atlântica em região do Maciço de Gericinó situado nos limites dos municípios do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu e onde está localizada a Serra do Mendanha.

O Parque Estadual do Mendanha, com 4.399 hectares, abarca partes dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Mesquita, estes dois últimos localizados na Baixada Fluminense.

Área de Proteção Estadual do Rio Guandu (APA Guandu)

A unidade de conservação promoveu o plantio de cem mudas nativas da Mata Atlântica, entre as quais Mogno, Jequitibá branco, Grumixama, Guapuruvu, Angico vermelho, Ipês Amarelo e Roxo nas margens do Lago Azul, atrativo situado no município Engenheiro Paulo de Frontin. Além de sensibilizar a comunidade local sobre a importância da preservação da biodiversidade, a iniciativa também contribuiu para a restauração florestal.

Com 74.295, 2 hectares, a APA Guandu abrange partes dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras. Foi criada com o objetivo de garantir a qualidade e quantidade da água da Bacia do rio Guandu mantendo importantes fontes de abastecimento de água potável para a região metropolitana do Rio de Janeiro.

REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA

Parque Estadual da Serra da Concórdia

A unidade de conservação realizou o plantio de mudas de Mata Atlântica com a participação de alunos da rede pública da região e promoveram uma exposição de animais taxidermizados. Os estudantes também participaram de palestras com temáticas ambientais ministradas por guarda-parques.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia abrange partes dos municípios de Valença e de Barra do Piraí, totalizando 5.592 hectares de área de Mata Atlântica.

Parque Estadual da Pedra Selada

A unidade de conservação realizou o plantio de 124 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em 500 metros quadrados da região do Gragoatá situada no entorno do parque, no município de Resende. A ação contou com as presenças de alunos da Escola Municipal Rio Preto, servidores da unidade de conservação e dois pesquisadores do Museu Nacional.

Com aproximadamente oito mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abrange partes dos municípios de Resende e Itatiaia e também uma região do Médio Vale do Paraíba do Sul fluminense da Serra da Mantiqueira. Tem como principal atrativo turístico o pico da Pedra Selada, com 1.755 metros de altitude, de onde é possível ter uma visão de 360 graus do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, incluindo o Pico das Agulhas Negras além de uma bela vista do Rio Preto que faz a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

SUL FLUMINENSE

Parque Estadual de Ilha Grande

A unidade de conservação promoveu o plantio de mudas na restinga da Praia do Sul, que abriga espécies da flora endêmicas e ameaçadas de extinção, o que reforça a importância da conservação desse ecossistema da Mata Atlântica. A atividade contou com o engajamento de voluntários e de guarda-parques.

Segundo maior parque insular do Brasil, o Parque Estadual da Ilha Grande abrange cerca de 80% da Ilha Grande, no litoral Sul fluminense. Com mais de 12 mil hectares, a unidade de conservação abrange dez praias além de costões rochosos, florestas, restingas, manguezais, rios, cachoeiras, lagoas, construções históricas e mais de 80 quilômetros de trilhas.

Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios

A unidade de conservação, em parceria com o Parque Estadual Cunhambebe, realizou o plantio de 120 mudas de Mata Atlântica com as presenças de 85 alunos de duas escolas de Mangaratiba. Os estudantes também participaram de uma visita guiada pelo meliponário (local onde são criadas espécies de abelhas nativas ou sem ferrão).

Com 22.545, 18 hectares, a APA de Tamoios está localizada no município de Angra dos Reis e faz parte do mosaico Mantiqueira.

REGIÃO DOS LAGOS

Área de Proteção Ambiental Estadual Pau Brasil (APA Pau Brasil)

Além de celebrar a Semana do Meio Ambiente, a APA Pau Brasil também comemorou seu 22º aniversário de criação com o plantio de 150 mudas de espécies de Mata Atlântica na Trilha do Farol da Lajinha com a participação de estudantes da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, em Cabo Frio.

Com cerca de 10 mil hectares, a APA Pau Brasil abrange partes dos municípios de Búzios e de Cabo Frio.

REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

Estação Ecológica Estadual Guaxindiba

Com a participação de voluntários, guarda ambientais municipais de São Francisco de Itapaboana e de moradores, a unidade de conservação promoveu o plantio de mudas de Mata Atlântica em uma área dentro da unidade de conservação onde já ocorre o reflorestamento. As mudas foram doadas à unidade de conservação pelo Horto Santos Lima, também administrada pelo Inea.

Com 3.259 hectares de área, a Estação Ecológica Estadual Guaxindiba está situada no município de São Francisco de Itapaboana, no Noroeste Fluminense.

REGIÃO SERRANA

Parque Estadual dos Três Picos

O núcleo Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu, recebeu alunos da Escola Estadual Municipalizada Castália que participaram de atividade de educação ambiental com palestras e assistiram a um documentário com temática ambiental, e no Núcleo de Montanhismo do parque, em Nova Friburgo, guarda-parques realizaram o plantio de espécies de Mata Atlântica. Além de celebrar a Semana do Meio Ambiente, as atividades marcaram o 22º aniversário de criação da unidade de conservação.

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Floresta Estadual José Zago

A unidade de conservação celebrou a Semana do Meio Ambiente dando início ao plantio de 205 mudas de espécies da Mata Atlântica em área da Floresta Estadual José Zago. A atividade contou com a participação de alunos da Escola Alfredo Lopes Martins que realizaram e acompanharam a restauração florestal.

A Floresta Estadual José Zago tem 29,14 hectares e está situada no município de Trajano de Moraes. Um dos objetivos básicos de sua criação é o incentivo à pesquisa científica.

Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima

A unidade de conservação promoveu uma visita guiada de alunos da Escola Estadual José Martins da Costa na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sítio da Luz. Os estudantes percorreram a RPPN para conhecer a diversidade biológica que habita nessa área protegida e participaram de uma palestra sobre a importância da preservação de Mata Atlântica. Em seguida, os estudantes participaram de plantio de mudas de espécies nativas do bioma.

Ao longo da Semana do Meio Ambiente, os guarda-parques da APA estiveram em escolas da região onde promoveram palestras sobre a APA e sua rica diversidade biológica e a importância de incorporar no cotidiano uma conduta consciente visando a conservação da natureza.

Com cerca de 35mil hectares, a APA Macaé de Cima está localizada em Nova Friburgo e foi criada com o objetivo de preservar a densa floresta da Serra do Mar.