Notícias |11.07.2019

Central do Proprietário/Possuidor do CAR ganha versão para dispositivos móveisNovo aplicativo do CAR facilita comunicação com proprietários e possuidores

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), implantado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no estado do Rio de Janeiro, acaba de ganhar mais uma ferramenta digital. Trata-se do aplicativo para dispositivos móveis da Central do Proprietário/Possuidor do CAR. Desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, o recurso tem como objetivo facilitar e melhorar a comunicação do setor público com os proprietários e possuidores rurais.

Até agora, a Central somente podia ser acessada por meio do site do CAR (www.car.gov.br). Com o aplicativo, os proprietários e possuidores rurais que fizeram o CAR poderão ter acesso a todas as funcionalidades do site no celular: obter a segunda via do recibo de inscrição do imóvel rural, acompanhar as etapas de inscrição e análise do cadastro, receber mensagens e atender às notificações do órgão competente, enviar documentação comprobatória de informações declaradas no CAR, retificar as informações, aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), e solicitar a emissão de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), estas quando forem implantadas.

O aplicativo já está disponível na PlayStore, para sistema Android e, em breve, também estará acessível na Apple Store, para o sistema iOS.

O CAR é o registro público obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem a finalidade de reunir as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento