Notícias |11.06.2019

Confira o balanço da Semana do Meio Ambiente 2019 da Seas e do IneaProgramação diversificada foi marcada pela inauguração do ECoS e engajamento de funcionários e da população

Nesse ano, as ações em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente realizadas e apoiadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) superaram a marca de quase 100 atividades em diferentes pontos do estado.

Além de reunir as 37 unidades de conservação, tradicionalmente, engajadas nas comemorações, em 2019 as principais novidades foram: a inauguração do Espaço Convivência Sustentável (ECoS), na Lagoa; a realização do 1º Grande Desafio do Resíduo nas Unidades de Conservação e o lançamento da pedra fundamental do Parque Natural Municipal do Livramento em Carmo, na região serrana.

A programação também contemplou feiras, mesas redondas, palestras, exposições, oficinas, ações de plantio de mudas, realização de trilhas e caminhadas guiadas e coletas programadas de resíduos, inclusive no mar, em atividades simultâneas no estado.

O início da Semana do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, já em 1o de junho, foi marcado pelo II Mutirão de Limpeza do Projeto Ilhas do Rio, na Lagoa Rodrigo de Freita, evento em parceria com a Seas. Um pouco distante dali, houve coleta nas Áreas de Proteção Ambiental de Massambaba, do Pau Brasil e da Serra de Sapiatiba, além do Parque Estadual da Costa do Sol, que abrange a Região dos Lagos, ainda naquele primeiro fim de semana.

Na sequência, a secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e o presidente do Inea, Claudio Dutra, realizaram o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no Costão de Itacoatiara, na Serra da Tiririca, em Niterói, abrindo oficialmente o calendário verde do estado, em 3/6.

Já no próprio Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o ponto alto da programação foi a inauguração do Espaço Convivência Sustentável (ECoS), na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Parque dos Patins. Tendo a educação ambiental como pano de fundo para a criação do local, a Seas e o Inea receberam o governador Wilson Witzel e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, para a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as pastas, visando levar a Educação Ambiental às escolas do estado.

As instalações receberam a primeira visita escolar já no dia 6/6 e mais de 20 escolas estão inscritas para apreciar o local. O ECoS está aberto ao público de sexta a domingo, das 9h às 16h.

Ainda no dia 5/6, foi comemorado o aniversário do Parque dos Três Picos, localizado na Serra do Mar, que se aproxima da maioridade, ao completar 17 anos de criação.
E a Semana não poderia ser mais completa, já que contemplou até o lançamento da pedra fundamental do Parque Natural Municipal do Livramento, em Carmo, no dia 7/6. Na ocasião, a Secretária Ana Lúcia Santoro aproveitou para entregar ao município a viatura que será utilizada no monitoramento do parque. A estrutura da unidade de conservação será implantada com recursos do Fundo da Mata Atlântica (FMA).

Fugindo ao trivial, a edição da Semana do Meio Ambiente deste ano contou até com ação solidária. No Médio Paraíba, em Volta Redonda, as comemorações incluíram a doação voluntária de sangue de funcionários da Superintendência do Inea ao banco de abastecimento da região.

Outra inovação foi a reunião de oito unidades de conservação para o “1º Grande Desafio do Resíduo nas UCs” para a coleta de detritos em áreas como Campos de Goytacazes, São João da Barra, praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, Lagoa de Itaipu, Serra da Tiririca em Niterói e Maricá, municípios de Angra dos Reis, Ilha Grande e demais vizinhos, Armação de Búzios, Cabo Frio e adjacência, além dos 17 bairros onde se localiza o Maciço da Pedra Branca.

“Estamos felizes com os resultados obtidos e o engajamento da secretaria como um todo e da população, em particular. A luta pela preservação do meio ambiente é de todos nós e só juntos alcançaremos os patamares desejados em termos de conscientização e preservação ecológica”, frisa a secretária Ana Lúcia Santoro.

E as práticas esportivas também tiveram destaque na agenda de ações da Semana do Meio Ambiente. De encontro entre aviadores e paraquedistas, em Araruama, à prática de sandboard, (surf de areia) em Cabo Frio, não faltaram opções de lazer e entretenimento para ampliação do contato da população com a natureza. Até o encerramento reuniu esses elementos, por meio da realização do projeto “Vem Pedalar”, no último dia 9, cuja edição ocorreu na APA Macaé de Cima, em Nova Friburgo. Na ocasião, 30 ciclistas finalizaram o cronograma de ações da Seas e do Inea, voltado à sensibilização da população quanto à necessidade de mudança de hábitos e engajamento quanto à preservação ambiental.

“Sem a participação da população, não atingiremos os resultados necessários para elevarmos a nossa qualidade de vida, pois ela passa pela obrigatoriedade de cuidarmos melhor do planeta, incluindo as nossas ações diárias mais simples”, pontua o presidente do Inea, Claudio Dutra.