Notícias |23.12.2021

Educação Ambiental: Parceria entre UERJ e Parque do Inea vence edital da FaperjParque Estadual do Desengano atuará em parceria com a UERJ no município de Santa Maria Madalena

O Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), venceu o edital 2021 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) que prevê ações de educação ambiental no município de Santa Maria Madalena. O projeto vencedor é de autoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a unidade de conservação e beneficiará alunos de duas escolas da rede pública local.

Uma das principais finalidades do edital é superar e mitigar os impactos da pandemia na educação pública fluminense, e diminuir as disparidades e diferenças educacionais geradas pelo fechamento das escolas. A proposta possibilita levar melhorias nos dois níveis iniciais de ensino médio e fundamental, além de melhorias de infraestrutura e de condições de oferta do ensino. A equipe do parque difundirá, entre os alunos contemplados pelo projeto, conhecimentos em biodiversidade, em ecologia, em mudanças climáticas, em riscos de novas doenças e em fontes sustentáveis de energia.

A iniciativa receberá incentivo financeiro e as atividades de educação ambiental serão desenvolvidas na sede da unidade de conservação. O projeto vencedor, que será conduzido pela UERJ em parceria com o PED, leva o título de “Duas escolas públicas de Santa Maria Madalena se inserindo nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030 e da COP-26 para um planeta melhor: difundindo conhecimentos em biodiversidade, ecologia, mudanças climáticas, os riscos de novas doenças e as fontes sustentáveis de energia”.

“É emocionante ver uma unidade de conservação do Inea desenvolvendo um papel social tão importante na comunidade local. Só temos a agradecer e parabenizar as equipes do PED e da UERJ por essa iniciativa admirável”, comenta o presidente do instituto, Philipe Campello.

Por meio de recursos oriundos da Faperj, está a contratação de quatro bolsistas Jovens Talentos (Pré-Iniciação Científica), de oito bolsistas de Iniciação Científica para Graduandos e o oferecimento de 4 bolsas para professores. “Com essa parceria, estendemos nossos braços para a sociedade civil para além da questão ambiental. Conseguiremos somar na educação das crianças que, no futuro, farão do nosso planeta um lugar mais sustentável”, afirma o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário.

Sobre o parque

Com 21.365,82 hectares, o Parque Estadual do Desengano abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dentro de seus limites, estão protegidas a fauna, a flora e os ecossistemas, garantindo a preservação dos recursos naturais. Trata-se do conjunto de serras mais bem conservadas da região, de uma densa vegetação e rica biodiversidade, possibilitando atividades tais como pesquisa científica e educação ambiental. No local, já foram identificadas por volta de 167 espécies de aves, muitas destas ameaçadas de extinção, como a jacutinga (Pipile jacutinga) e o macuco (Tinamus solitarius).