Notícias |25.05.2022

Inea apoia resgate de 28 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro em Casimiro de Abreu

O céu do município de Casimiro de Abreu ficou mais colorido com a revoada de 28 aves silvestres, no último 2ª feira (23/5). Resgatados de um cativeiro ilegal localizado em uma residência, os pássaros foram devolvidos ao seu habitat após passar por exames de saúde. A ação que culminou com o resgate das aves contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio de sua Superintendência Regional de Macaé, e foi desencadeada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pela Guarda Ambiental de Casimiro de Abreu.

As aves estavam aprisionadas em um espaço localizado em uma pequena residência que estava em chamas. Mas a equipe conseguiu chegar ao local a tempo de salvar os pássaros. Os animais foram levados pelos técnicos para a sede da Secretaria de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu onde receberam cuidados médicos-veterinários. Após atestar que se encontravam saudáveis, as aves foram devolvidas à natureza.

Manter aves silvestres ilegalmente em cativeiros configura crime ambiental previsto em lei e quem o pratica está sujeito a multa. A população pode denunciar crimes ambientais na Ouvidoria do Inea, pelo telefone (21) 2334 5974.